Capacitação e Inovação: 130 Professores Participam de Treinamento para Utilizar Tablets na Pedagogia, Ampliando o Alcance e Engajamento no Ensino de Lógica, Matemática e Leitura
Tubarão está abrindo novos horizontes no ensino. Cerca de 130 professores dos anos iniciais e de apoio da rede municipal estão participando, até quinta-feira (3), de um treinamento especializado para a otimização do uso de tablets como ferramentas pedagógicas.
Realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), o treinamento é dividido entre a teoria e a prática. Professores aprenderão a usar plataformas como o Educacross, que foca no ensino-aprendizagem de Lógica e Matemática, e aplicativos como o GraphoGame, útil para o ensino das primeiras letras, sílabas e palavras.
Em fevereiro de 2022, a Fundação Municipal de Educação entregou 350 tablets às 14 unidades de Ensino Fundamental. Com uma média de 25 dispositivos por escola, os aparelhos são destinados aos alunos para atividades supervisionadas.
“A tecnologia pode ser uma grande aliada do educador. Nada substitui o conhecimento e o talento humanos, mas estas ferramentas podem tornar as aulas mais interativas e interessantes”, afirma a vice diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Adriana Mariano Rosa.
O treinamento marca um passo significativo na integração da tecnologia na educação em Tubarão. Além dos tablets para os alunos, em junho de 2023, 92 aparelhos foram entregues às unidades de educação infantil para uso exclusivo dos professores, destinados ao planejamento de aulas, pesquisas e até mesmo ao registro de frequência.
Este movimento representa uma visão progressista do papel da tecnologia na educação, preparando as gerações futuras para um mundo cada vez mais digital.
#EducaçãoTubarão #TabletsNaEducação #CapacitaçãoProfessores #IFSC #TecnologiaNaSalaDeAula #InovaçãoPedagógica