Abordagem policial em caso de apologia ao nazismo gera repercussão

Segurança

Homem é conduzido à Delegacia após vestir camiseta com imagem de Hitler e dizeres controversos.

Uma ocorrência de apologia ao nazismo nas dependências da Caixa Econômica Federal em Tubarão, mobilizou a guarnição policial, gerando repercussão na comunidade. Ao chegar no local, os policiais avistaram um homem alto, branco, de cabelos pretos, sendo atendido por funcionários do banco. Surpreendentemente, ele vestia uma camiseta preta com a imagem do rosto de Hitler e a frase “yes we can” em português, que significa “sim nós podemos”.

Após uma conversa com o indivíduo, que se mostrou colaborativo durante todo o tempo da ocorrência, foi informado a ele que, devido à mensagem de sua camiseta, seria conduzido até a Delegacia para os procedimentos legais cabíveis. O homem teve todos os seus direitos lidos e colaborou totalmente, não apresentando nenhum empecilho durante o atendimento da ocorrência. Todo o episódio foi registrado pela câmera policial com o número de identificação 100157.

Essa situação levanta discussões sobre a liberdade de expressão e os limites das manifestações públicas. A apologia ao nazismo é considerada crime no Brasil, de acordo com a Lei nº 7.716/1989, que proíbe a divulgação de símbolos e manifestações que incitem a discriminação racial ou religiosa.

#ApologiaAoNazismo #AbordagemPolicial #LiberdadeDeExpressão #CâmeraPolicial

Tagged