Entenda os riscos e medidas tomadas após o acidente químico
Após o acidente ocorrido na Serra Dona Francisca, em Joinville, na manhã desta segunda-feira (29), um vazamento de ácido sulfônico levantou preocupações sobre os perigos desse produto químico. O ácido sulfônico é amplamente utilizado na fabricação de detergentes e produtos de limpeza, mas sua exposição pode ser altamente prejudicial.
De acordo com a doutora em Engenharia Química Millena da Silva Montagnoli, o ácido sulfônico é altamente corrosivo e tóxico, podendo causar danos tanto a seres humanos quanto a organismos aquáticos. Além de ser corrosivo para metais e causar irritações na pele e nos olhos, é considerado tóxico para a vida aquática, afetando desde algas até peixes.
A Engenheira Química também destaca que, embora o ácido sulfônico seja rapidamente degradável, seu impacto ambiental pode ser significativo. Mesmo com esforços para sua eliminação e neutralização, os danos são inevitáveis, afetando não apenas o meio ambiente, mas também o abastecimento de água para a população.
Como medida preventiva, a captação de água da ETA Cubatão foi fechada para evitar a contaminação, afetando o fornecimento de água em 34 bairros. Equipes estão trabalhando para conter o produto químico e limpar a área afetada, mas os danos aos ecossistemas aquáticos e à comunidade já são evidentes.
#ÁcidoSulfônico #AcidenteQuímico #Joinville #ImpactoAmbiental #ETA #Contaminação
1 thought on “Ácido Sulfônico: Perigos e Impactos após Derramamento em Rio de Joinville”
Comments are closed.