Alerta: Aumento nos Casos de Câncer de Pele e Dicas de Prevenção

Saúde

Dermatologista Dra. Maria Virgínia Guedes, Enfatiza Cuidados com a Pele Durante o Verão

A chegada do verão traz consigo um aumento significativo na exposição ao sol e, consequentemente, um maior risco de câncer de pele. A dermatologista Dra. Maria Virgínia Guedes, do Centro Médico Unimed, faz um alerta importante para todos, especialmente durante esta estação.

“Apesar dos benefícios da radiação solar, como a produção de energia limpa, é preciso estar atento aos seus efeitos nocivos, principalmente em relação à pele”, destaca Dra. Maria Virgínia. Ela menciona que as queimaduras solares, micoses, melasma, e o aumento da oleosidade da pele estão entre os problemas mais comuns do verão. Mais alarmante, no entanto, é o aumento de casos de câncer de pele, incluindo tipos como carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, este último sendo o mais grave.

Dra. Maria Virgínia ressalta a importância de manter uma rotina de cuidados com a pele, incluindo o uso de protetor solar com alto FPS, vestuário adequado com proteção UV, e evitar exposição solar nos horários de pico. Ela também aconselha o uso de sabonetes específicos para diminuir a oleosidade do rosto e a importância da hidratação.

É crucial estar atento ao surgimento de novas pintas ou feridas que não cicatrizam, pois podem ser indícios de câncer de pele. A médica lembra que, embora pessoas com pele mais clara sejam mais suscetíveis, todos os fototipos necessitam de cuidado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum no Brasil e no mundo, com Santa Catarina apresentando a maior incidência de melanoma no país. O Inca estima que em 2023 a taxa de incidência em Santa Catarina pode ser mais que o triplo da média nacional.

#PrevençãoCâncerdePele #CuidadosComASol #DermatologiaUnimed #SaúdeDaPele #VerãoSeguro

Tagged

1 thought on “Alerta: Aumento nos Casos de Câncer de Pele e Dicas de Prevenção

Comments are closed.