A APAE de Tubarão reuniu educandos, familiares, diretores e profissionais da instituição nesta semana, para a formatura do projeto Lar na Educação Especial, iniciativa da entidade que busca promover a autonomia e independência dos educandos, através de orientações nas chamadas AVDs (Atividades de Vida Diária).
A edição deste ano formou 21 educandos dos períodos matutino e vespertino, em solenidades realizada na instituição. Vestidos a caráter, eles receberam o certificado de conclusão de mais esta etapa que contribuirá com o seu desenvolvimento, portfólio da Estimulação Cognitiva e um presente especial, finalizando o momento com a confraternização e coquetel.
Para o educando que possui alguma limitação por conta de deficiência, poder realizar atividades rotineiras representa um avanço significativo no seu dia-a-dia, fora da instituição. Por isso, a metodologia do projeto conta com a Estimulação Cognitiva a partir da prática das AVDs.
Para isso, as atividades de simulação da rotina diária acontecem nas dependências da instituição, incluindo desde a cozinha, lavanderia e pátio, até a sala da Psicopedagogia, onde há um ambiente com cama, guarda-roupa e banheiros. “São trabalhadas atividades de vida diária, incluindo higiene pessoal, saúde da mulher e saúde do homem.
Com isso, os educandos são estimulados a ressignificar e reabilitar, dando a eles mais autonomia, independência e liberdade para romper as condições relacionadas ao diagnóstico de cada um”, explica a psicopedagoga que coordena o projeto, Leidiana Fink, que integra a equipe de Assistência Social. Ela lembra que as sinapses neurais acontecem até os 97 anos, o que possibilita que pessoas típicas ou atípicas possam aprender a todo momento.
A formatura contou com a presença dos patronos Rute Meneghel, Noilda Domingos e Riberto Lima, com os paraninfos Honório Gotardo e Maria Apolinária, com a presidente da APAE, Leila Saleh Goulart e o presidente eleito para a próxima gestão, Richard Azambuja, bem como com a diretora, Daniela Réus, e coordenação Pedagógica.
“Oportunizar a realização de tarefas cotidianas, aparentemente simples, mas que demandam, para eles, aprendizado e mudança, é muito gratificante. Estamos cumprindo o propósito da APAE, de promover a inclusão e a autonomia dos educandos para a cidadania”, afirma a presidente da APAE de Tubarão, Leila Saleh Goulart.
Para o educando Carlos Eduardo, de 20 anos, foi um grande aprendizado. “Estou praticando na minha casa, arrumando a minha cama, a cama do meu avô e secando a louça”, disse. Para o Bruno, de 18 anos, também educando da APAE e formando do projeto, foi uma experiência muito boa. “Dobro minhas roupas, ajudo em casa e isso mudou minha vida”.
“Pra mim é uma honra fazer parte do corpo de colaboradores dessa instituição na minha atribuição enquanto Psicopedagoga clínica e institucional. O projeto Lar na Educação Especial me traz a certeza, na teoria e na prática, que todos são capazes de aprender mesmo diante de alguma limitação, cada um no seu ritmo, mas todos com esta capacidade”, conclui Leidiana.