Após voltar ao Brasil, prefeito de Guaramirim é preso

Geral

Luís Antônio Chiodini (PP), prefeito de Guaramirim, é o nono prefeito do Estado a ser preso na 4ª fase da Operação Mensageiro.

Luís Antônio Chiodini (PP), prefeito de Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, foi preso nesta terça-feira, dia 2, ao retornar ao Brasil. Ele é o nono prefeito do Estado a ser preso na 4ª fase da Operação Mensageiro.

Chiodini estava com um mandado de prisão em aberto, porém ainda não havia sido detido pois estava na Inglaterra desde o dia 19, em viagem familiar.

Ele foi preso logo após chegar no aeroporto em São Paulo. Procurada, a defesa de Luís não retornou ao contato da equipe de reportagem.

Com a prisão, o vice-prefeito Osvaldo Devigili, que já estava no cargo de prefeito por conta das férias de Chiodini, agora vai assumir a prefeitura do município por tempo indeterminado.

De acordo com a prefeitura, o novo termo de posse foi enviado para publicação em Diário Oficial e estará disponível na edição desta quarta-feira.

Entenda a Operação Mensageiro

MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) investiga a empresa de saneamento Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental, que atende várias cidades do Estado, onde há suspeitas de corrupção no serviço de coleta de lixo.

Segundo o MPSC, um funcionário da empresa, chamado de “Mensageiro” na investigação, era responsável pela entrega das propinas aos prefeitos. Por ter feito acordo de delação premiada, o nome do funcionário não pode ser divulgado pelo Grupo ND por proibição judicial.

A 4ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada na última quinta-feira, dia 27, cumpriu 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão nas regiões Sul, Planalto Norte, Alto Vale e Vale do Itapocu. .

Os mandados de prisão foram executados por 123 policiais, com 51 viaturas, acompanhados por cinco promotores de Justiça.

*Via ND+