Baixa adesão à vacina da gripe preocupa diante da alta de casos em Capivari de Baixo

Saúde

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe alcança apenas 34,44% dos grupos prioritários

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe completa um mês nesta quinta-feira (25), mas a baixa adesão preocupa diante da alta de casos. Até o momento, apenas 34,44% dos grupos prioritários se vacinaram, um número considerado baixo diante da meta de 12.178 pessoas a serem vacinadas.

Nesta segunda-feira (22), os agentes da Vigilância Sanitária estiveram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para vacinar os alunos da instituição, fazendo parte das estratégias traçadas para alcançar a meta de 90% do grupo prioritário.

A aposentada Marina Salete Rodrigues, de 77 anos, fez a vacinação contra a gripe recentemente e ressalta a importância da imunização. “A vacina só faz bem. Não tem razão para não tomar. Não tem porque fugirmos de algo que é oferecido e que temos direito. É proteger quem amamos também, não somente a nós. É uma questão de cuidado próprio e coletivo”, assegura.

A vacina da gripe protege contra as principais cepas do vírus da influenza e é anualmente atualizada para garantir uma proteção eficaz. A dose é fundamental para evitar casos graves e mortes.

Durante a semana, as doses são ofertadas em diversos postos de saúde, como o Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro 2, Santa Lúcia e Três de Maio, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. Vale destacar que nas terças-feiras, o ESF Três de Maio atende também das 16h às 20 horas. A vacina ofertada na rede pública é a trivalente, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

Santa Catarina já registrou 19 mortes por gripe somente em 2024, sendo 16 delas de idosos com 60 anos ou mais.

#VacinaDaGripe #CampanhaDeVacinação #SaúdePública #Prevenção #Gripe #Influenza

Tagged