Animal passará por necropsia para apontar a causa da morte
Uma baleia-jubarte (megaptera novaengliae) foi encontrada morta e encalhada na tarde desse domingo (25) na Praia do Porto, em Imbituba, no Sul catarinense. A causa da morte ainda é desconhecida.
Segundo o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), a equipe foi acionada ainda no domingo, e fará a necropsia e o descarne do animal nesta segunda-feira (26).
O trabalho será realizado em conjunto com a Prefeitura de Imbituba, seguindo o protocolo de encalhes de grandes cetáceos da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca do município.
Baleia-jubarte
As baleias-jubarte podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas e são facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo e pela nadadeira dorsal típica da espécie.
Segundo informações do projeto Baleia Jubarte, a espécie é altamente migratórios e percorre grandes distâncias regularmente para completar seu ciclo de vida.
A população que se reproduz ao longo da costa brasileira migra anualmente para os mares antárticos para se alimentar durante o verão, e retornam no inverno e primavera para acasalar, parir e amamentar seus filhotes – uma jornada de ida e volta de quase 9 mil km.
REDAÇÃO ND, CRICIÚMA