Animal é adulto e tem cerca de 11 metros de comprimento, segundo Instituto Australis. Equipe com diversos órgãos avalia forma de resgate.
Uma baleia-jubarte de aproximadamente 11 metros encalhou em uma praia de Jaguaruna, no Sul catarinense, na manhã desta quarta-feira (5). Um grupo com diferentes órgãos foi mobilizado para o resgate. Os profissionais tentam direcionar a baleia para o fundo do mar.
Até 19h20 desta quarta, ela estava viva, mas seguia encalhada na Praia de Balneário Esplanada, informou o Projeto EducaMar Brasil.
De acordo com a bióloga Karina Groch, do Instituto Australis, o animal é um adulto e não está machucado. Um morador avistou a baleia encalhada por volta das 5h desta quarta.
À noite, perto das 19h, as equipes saíram do local sem conseguir fazer o desencalhe. “Hoje [quarta], foram utilizados alguns equipamentos com o apoio de equipes que têm capacitação para fazer o desencalhe. Força humana e mais esses equipamentos, infelizmente não tivemos sucesso”, disse a presidente do EducaMar, Suelen Santos.
Foi usada uma cinta na baleia, um equipamento tipo corda para reboque. As equipes de resgate tiveram a ajuda também de moradores da região. Mesmo assim, não foi possível desencalhar o animal, que pesa cerca de 10 toneladas, conforme Suelen.
A ideia, de acordo com o EducaMar, é elaborar uma nova estratégia para ser usada em mais uma tentativa para que a baleia volte ao fundo do mar.
“Vamos tentar fazer uma nova estratégia com o suporte de uma embarcação. Amanhã [quinta] a gente vai precisar chegar ao local, verificar se o animal ainda está vivo. Se estiver vivo, então a gente vai fazer a nova tentativa”, disse a presidente.
Baleia-jubarte
Conforme Groch, a baleia-jubarte é um animal que migra para o Nordeste do Brasil, onde fica a principal área de concentração reprodutiva.