Secretaria de Pesca devolve recurso ao Estado e trabalha em novo plano com melhorias sanitárias e estrutura moderna nas Docas do Centro Histórico
A tradicional Casa do Peixe, localizada nas Docas do Centro Histórico de Laguna, terá um novo projeto, mais moderno e adequado às exigências sanitárias. Para isso, a Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) realizou a devolução de R$ 200 mil ao Governo do Estado, valor referente à primeira parcela recebida ainda na gestão anterior, destinada ao projeto antigo.
O projeto anterior não chegou a sair do papel e estava em desacordo com as legislações sanitárias vigentes. Ele contemplava apenas o uso da área interna do prédio público. Diante das irregularidades e da necessidade de uma reestruturação, a gestão atual decidiu reformular completamente a proposta.
A nova proposta vai além: prevê o uso da área externa, a criação de um restaurante no primeiro andar, bancas de peixes para os comerciantes e até mesmo um mezanino com vista privilegiada para a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, que poderá ser utilizado para eventos e atividades públicas.
Na última semana, o secretário-executivo de Pesca e Aquicultura do Estado, Tiago Frigo, esteve em Laguna e confirmou o recebimento do valor devolvido. Ele aguarda agora a conclusão do novo projeto para análise e possível liberação de novos recursos.
A nova Casa do Peixe será um espaço adequado ao beneficiamento e comercialização de pescados, atendendo aos pescadores com infraestrutura sanitária exigida por lei, além de revitalizar um ponto histórico e turístico da cidade.
Atualmente, o local está interditado pela Defesa Civil e Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), pois ainda abriga documentos e bens públicos que não podem ser extraviados.
Após a finalização do projeto arquitetônico, a proposta será apresentada aos pescadores e aos gestores municipais, seguindo depois para a elaboração dos projetos executivo e complementares.