Após a determinação de afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), do governo do DF, sua vice-governadora Celina Leão (PP), assume o cargo de chefe do executivo local.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, após a invasão e vandalização do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF.
A conservadora já assumiria o GDF no dia 16 de janeiro, em virtude da viagem de de férias de Ibaneis aos Estados Unidos. Mas Rocha cancelou a viagem após os atos de ontem.
Moraes incluiu Ibaneis Rocha e o ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres no inquérito que investiga os atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes. O documento de 18 páginas, protocolado no início da madrugada desta segunda-feira (9), o magistrado aponta que o governador do DF teve uma conduta “dolosamente omissiva”, “que não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ — mesmo sabedor por todas as redes que ataques às Instituições e seus membros seriam realizados”.