Estado está em alerta para deslizamentos devido ao solo molhado; chuva permanece em SC até pelo menos quinta-feira
Santa Catarina enfrentará mais uma semana chuvosa. As previsões do tempo apontam a permanência dos temporais em quase todo o Estado até, pelo menos, quinta-feira (8) – devido principalmente à combinação de calor e umidade com instabilidades atmosféricas.
A formação de um ciclone no oceano (distante do Estado), associada à entrada de uma frente faria na próxima quinta (8), vão dar uma sobrevida ao tempo fechado, detalha a Defesa Civil de Santa Catarina.
Neste domingo (4), temporais isolados devem ser registrados em todo o Estado, especialmente nas regiões da Serra, Planalto Norte e Litoral de Santa Catarina. O fenômeno é provocado pela combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas.
As regiões da Serra, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí estão em alerta de atenção para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As demais áreas do Estado estão em observação.
Seis regiões estão em alerta laranja para os fenômenos – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND
“Os temporais devem iniciar pela manhã no Extremo Oeste e se propagar para as demais regiões catarinenses ao longo do dia, com descargas elétricas ,rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuvas pontualmente intensas, principalmente entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis”, destaca o aviso.
O risco para ocorrência como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto.
Segunda e terça-feira
Já na segunda-feira (5) a situação atenua um pouco, uma vez que os temporais devem ocorrer durante tarde e noite em todo o Estado, mas principalmente no centro-leste.
A possibilidade para deslizamentos e enxurradas é baixo a moderada, oscilando para moderada a alta nas regiões mais atingidas pela chuva durante a semana anterior – Santa Catarina é atingidas pelas chuvas continuamente desde o dia 27 (domingo).
Na terça-feira (6) o tempo será ensolarado entre o Extremo Oeste e Oeste, enquanto os temporais isolados persistem nas demais regiões. No entanto, o risco para ocorrências oscila entre baixo a moderado – uma queda comparado aos dias anteriores.
“Na quarta-feira (7), segue a condição de temporais isolados pelo Estado entre a tarde e a noite. Na quinta-feira (8), a formação de um ciclone no oceano, na altura da Argentina, e uma frente fria associada provocam chvua em Santa Catarina, especialmente no centro-leste”, encerra o aviso meteorológico