Jorginho Mello (PL) tomou posse neste domingo (1°) e nomeou 23 novos gestores das pastas do Estado
Após tomar posse como governador de Santa Catarina neste domingo (1°), Jorginho Mello (PL), deu posse a 23 nomes que irão compor a sua equipe no governo. A solenidade foi realizada no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, e contou com a presença de autoridades, jornalistas, políticos, familiares e servidores públicos.
Cinco novos nomes foram anunciados, um interino para a Infraestrutura, o secretário de Administração Prisional, a nova perita-geral, os presidentes do Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A) e FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial), além do comandante do Corpo Militar dos Bombeiros, que assume em cerimônia de passagem de comando na manhã desta segunda-feira (2), às 9h.
Alice Kuerten, mãe do ex-tenista Guga Kuerten, ainda não irá assumir a Secretaria de Ação Social, Mulher e Família do governo Jorginho Mello por motivo de saúde. Maria Helena Zimmerman assume a pasta interinamente.
Entre as autoridades presentes, destaque para a senadora Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira e suplente de Jorginho, que assume o mandato como governador; o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi; o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin; o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Mario Cezar de Aguiar; deputados estaduais, deputados federais, além de outras lideranças do setor público e privado.
Confira a lista completa:
- Secretaria de Estado da Administração: Moisés Diersmann
- Secretaria de Estado da Saúde: Carmen Zanotto
- Secretaria de Estado da Educação: Aristides Cimadon
- Secretário-chefe da Casa Militar: tenente-coronel José Eduardo Vieira
- Comandante-geral da Polícia Militar: Aurélio José Pelozato
- Procuradoria Geral do Estado: Márcio Vicari
- Secretaria de Estado da Fazenda: Cleverson Siewert
- Secretaria-Geral de governo: Danieli Pinheiro Porporatti
- Secretaria Executiva de Articulação Nacional: Vânia Franco
- Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca: Valdir Colatto
- Prevenção e Defesa Civil: Coronel Armando
- Secretaria Executiva de Articulação internacional: Juliano Froehner
- Secretaria de Estado da Ação Social Mulher e Família: Maria Helena Zimmerman (interinamente até a posse de Alice Kuerten)
- Secretaria de Estado da Comunicação: João Evaristo Debiasi
- Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Marcelo Fett
- Casa Civil: Estener Soratto
- Secretaria Executiva de Relações Institucionais: Edgar Usuy
- Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: Coronel BM Fabiano de Souza
- Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa : Jeferson Cardozo
- Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina: Andressa Broer Fronza
- Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade: Ricardo Euclides Grando (interino)
- Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc): Fábio Machado
- Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial: Jeane Rauh Probst Leite
Quem são os indicados?
Administração: Moisés Diersmann
Diersmann é ex-prefeito da cidade de Luzerna, no interior do Estado. Ele tem especialização em Administração Pública e Gerência de cidades pela FATEC (2011). Especialização em Comunicação e Marketing pela UNOESC (2006). Graduação em Redes de Computadores pelo SENAI (2004). Graduação em Tecnologia do Empreendimento pela UNOESC (2003). Foi coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Oeste de Santa Catarina e vereador na cidade de Luzerna, e em 2012 eleito prefeito da cidade.
Saúde: Carmen Zanotto
Segundo seu site oficial, Carmen Zanotto é enfermeira e era deputada federal por Santa Catarina. Relatora do PL-2564/20, Lei 14.434 e da PEC 11, que garantem o piso salarial da Enfermagem.
“Defende os direitos das pessoas com câncer, idosos, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência e os cuidados com a primeira infância”, diz a página.
Educação: Aristides Cimadon
Segundo o seu perfil no escavador, Aristides Cimadon, tem graduação em Filosofia (1974) e Pedagogia (1976) pela Universidade de Passo Fundo, Bacharelado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1995), mestrado em Educação pela PUC-RS em 1982, Mestrado em Direito pela UFSC em 1998, doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Coordenador do Processo de Criação da Universidade do Oeste de Santa Catarina e seu primeiro Reitor – 1991-1996. Na política, foi Secretário de Educação do Município de Joaçaba (1988-1999). Procurador Jurídico da Unoesc (1997-
Secretário-chefe da Casa Militar: tenente-coronel José Eduardo Vieira
José Eduardo Vieira é bacharel em Segurança Pública e em Direito, e duas pós-graduações na área de segurança pública. Cel. Vieira atuou por 25 anos na Polícia Militar de Santa Catarina em Florianópolis. Com experiência na área pública, onde foi ajudante de ordens do governador e chefe do cerimonial entre os anos de 2003 a 2018. Durante os últimos quadro anos trabalhou na Casa Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Ação Social Mulher e Família: Maria Helena Zimmerman (interinamente até a posse de Alice Kuerten)
2004). Atualmente é Reitor reeleito para a gestão 2020-2024 e professor titular da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina).
Maria Helena Zimmerman é natural de Rio do Sul. Estudou Direito na instituição de ensino FURB – Universidade Regional de Blumenau.
Alice Kuerten é mãe do ex-tenista catarinense Guga Kuerten e é presidente do IGK (Instituto Guga Kuerten), que promove oficinas esportivas e atividades educacionais para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais.
Comandante-geral da Polícia Militar: Aurélio José Pelozato
O novo comandante completou 30 anos na Polícia Militar e atualmente é o Chefe de Estado Maior de Santa Catarina. Possui experiência no currículo dentro da instituição em especializações.
Procurador-geral do Estado: Márcio Vicari
O novo procurador é formado em direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e mestrado em Direto Civil. Atua como advogado desde 1994, em Florianópolis, e está na vice-presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santa Catarina e atuou como professor direito em universidades de Santa Catarina.
Fazenda: Cleverson Siewert
O novo secretário é engenheiro Civil formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV/RJ. Siewert já ocupou a pasta estadual da fazenda. Na época, tornou-se o Secretário de Estado da Fazenda mais jovem do pais, aos 33 anos. Atualmente, dirige uma empresa que atua com comércio exterior, finanças, imóveis e energia.
Secretária-geral de governo: Danieli Pinheiro Porporatti
A secretária já é chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello no estado. É formada em administração pela Unoesc e cursou Direito na UNISUL. Danieli também atuou como consultora na Secretaria de Estado do Planejamento entre 2011 e 2013. Além disso, ela também é secretária executiva do PL (Partido Liberal) de Santa Catarina desde 2013.
Articulação Nacional: Vânia Franco
Vânia Franco fez faculdade de gestão pública na Universidade Paulista e possui especialização nas áreas de tramitação legislativa e gestão orçamentária. Atualmente, Vânia trabalha nas áreas de relação institucional do poder legislativo com o governo federal e ministérios. Desde 2011, está como chefe de gabinete em Brasília, quando Jorginho Mello foi Deputado Federal e Senador da República.
Agricultura e Pesca: Valdir Colatto
O deputado federal Valdir Colatto é formado em Engenharia Agrônoma pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Colatto foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária sendo o autor da lei do Código Florestal Brasileiro. Já em 2019, durante o governo Bolsonaro e ao lado da ministra Tereza Cristina, foi diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro.
Prevenção e Defesa Civil: Coronel Armando
Formado em Educação Física pela Academia Militar das Agulhas Negras e na área do direito pela UNISUL, Armando, também tem especialização em ações de defesa do cidadão em situações de desastre. Atualmente está na reversa do exército brasileiro após 30 anos de atuação. Em 2018 foi eleito deputado federal pelo PSL e em 2022 tentou a reeleição pelo Partido Liberal (PL), mas ficou como primeiro suplente.
Articulação internacional: Juliano Froehner
O novo secretário, tem Graduação em direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) (1998), mestrado em direito em Concentração em advocacia de negócios pela Harvard University (2001) e mestrado em International Economic Law na University of Warwick (2002). Foi research associate (pesquisador associado) na George Washington University.
Comunicação: João Debiasi
João Debiasi já atuou como Secretário de Comunicação de Santa Catarina no segundo mandato do governo de Raimundo Colombo (PSD). Há algumas semanas atrás era Secretário de Comunicação do Paraná.
Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Marcelo Fett
Advogado e empresário, Fett foi candidato a deputado estadual pelo MDB este ano, mas não se elegeu. Tem trânsito no setor empresarial e nas empresas de tecnologia. Já atuou como secretário do Desenvolvimento Econômico de São José.
Casa Civil: Estener Soratto
O deputado diplomado tem forte ligação com Jorginho Mello. Os dois eram do PSDB e foi Jorginho quem o levou para o PL. Até a última semana Soratto era vereador em Tubarão. Ele foi também Secretário Regional da Amurel no Governo de Raimundo Colombo, do PSD, e Secretário Municipal de Administração.
Secretário Executivo de Relações Institucionais: Edgar Usuy
Segundo o seu perfil no Linkedin, Edgar Usuy é consultor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Movimento Inovação Digital; Diretor de Relações Governamentais da ADVB/SC; Membro da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais; Membro fundador do Instituto Relações Governamentais; Fundador do Universo Relgov e Mentor no Lobby Social de Santa Catarina.
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: Coronel BM Fabiano de Souza
Possui graduação em Gestão em Recursos Humanos – Polícia Militar de Santa Catarina (2000), graduação em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2003) e pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC. Especialização em Gestão Pública com ênfase às atividades de bombeiro pela UDESC. É Mestrando da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental.
Secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa: Jeferson Cardozo
Jeferson Cardozo tem 31 anos e foi eleito vereador para o seu primeiro mandato na sua primeira candidatura a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Ele é servidor público estadual e atua como policial penal. Também tem um canal no Youtube chamado Atalaia onde faz denúncias e atua como formador de opinião. Cardozo foi eleito com 1.261 votos pelo PSL no pleito de 2020.
Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina: Andressa Broer Fronza
É Perita Criminal do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana, com linha de pesquisa em Audiologia Clínica e Prótese Auditiva, pela Universidade Federal de Santa Maria (2010).
Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade: Ricardo Euclides Grando
Ex-secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba.
Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial: Jeane Rauh Probst Leite
Possui graduação em Pedagogia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Foi efetivo civil estatutário da Fundação Catarinense de Educação Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação especial.