Conheça os criminosos mais procurados de Santa Catarina: lista inclui mulher acusada de matar a filha

Justiça Segurança

Foragidos são investigados ou condenados por crimes como homicídio qualificado, roubo, associação criminosa e ocultação de cadáver. Lista ajuda na cooperação entre população e autoridades.

Seis pessoas figuram atualmente na lista dos criminosos mais procurados pela Polícia Civil de Santa Catarina. Entre os foragidos, estão autores de crimes como homicídio qualificado, associação criminosa, ocultação de cadáver e roubos, com mandados de prisão ativos e alguns incluídos até em alertas internacionais.

A lista é mantida no Portal Foragidos, ferramenta lançada em 2023 com o objetivo de reforçar o trabalho das forças de segurança. A plataforma dá visibilidade aos rostos e nomes dos foragidos, estimulando a colaboração da população por meio de denúncias anônimas — que, em determinados casos, podem gerar recompensa financeira.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o estado tem 8,2 mil pessoas procuradas e 12 oficialmente foragidas. Uma pessoa é considerada foragida quando, mesmo ciente de um mandado judicial, se esconde para evitar a prisão.

Confira quem são os seis mais procurados:

1. Dario de Souza
Procurado desde 1995, Dario é o foragido há mais tempo em Santa Catarina. Ele é acusado de matar o marido de sua companheira com um tiro na cabeça e tentar encobrir o crime como um suicídio. Condenado a 14 anos, fugiu antes do julgamento.

Dario de Souza está foragido desde que cometeu homicídio em 1995

2. Silvana Seidler
Silvana é procurada pela Interpol após matar a filha de 7 anos em Tubarão, em 2014. O corpo da criança foi encontrado dentro de uma caixa de brinquedos, com sinais de esganadura. Após prestar depoimento, Silvana desapareceu.

3. Gabriel Maurilio Ilha (Biel)
Condenado a mais de 83 anos de prisão, Gabriel responde por homicídios, tentativa de assassinato, receptação e corrupção de menores. Fugiu da prisão em 2022, após ter escapado também em 2016.

4. Daniel Mariano
Natural de Goiás, Daniel tem mandados por roubo, homicídio qualificado e participação em organização criminosa, todos expedidos em 2020. É procurado desde então.

5. Gustavo Amarilla
Com três mandados por crimes graves em Lages, Gustavo foi denunciado por homicídio em 2017 e fugiu do Presídio de Joaçaba em 2021. Desde então, segue foragido.

6. Manoel Messias de Jesus Santos
Natural da Bahia, Manoel é acusado de dois homicídios na região de Joinville. Os mandados de prisão foram expedidos em 2020 e 2021.

A divulgação desses nomes é uma tentativa de romper o silêncio em torno desses casos e encorajar quem tiver qualquer informação a colaborar com a Justiça.



#ForagidosSC #Justiça #SegurançaPública #Criminalidade #PolíciaCivilSC #SantaCatarina #Interpol #DenúnciaAnônima #ListaDeProcurados #SCContraOCrime

Tagged