Adulteração no horrífero de veículos leva a operação policial e cumprimento de mandados de busca e apreensão
Dez servidores da prefeitura de Imbituba foram afastados de suas funções nesta quinta-feira (23), em cumprimento pela Polícia Civil da Operação Ourímetro. Foram cumpridos ainda 32 mandados de busca e apreensão em endereços de funcionários públicos e particulares.
Denúncias recebidas pela Polícia Civil, no primeiro semestre de 2023, apontavam que empresas contratadas pela prefeitura para aluguel de caminhão, caçamba/basculante e máquinas pesadas estariam com o sistema de aferição de horas trabalhadas nos veículos, o horímetro, fraudado.
Foram 15 máquinas que prestavam serviços à administração de Imbituba periciadas. Dessas, 11 apresentaram adulteração no horímetro. O motorista de um dos veículos tentou fraudar a operação e teve o celular apreendido para análise.
A investigação continua para determinar a extensão da fraude e identificar todos os envolvidos. A polícia trabalha com a hipótese de que a adulteração no horímetro pode ter gerado um grande prejuízo aos cofres públicos, uma vez que o pagamento pelas horas trabalhadas estaria superestimado.