Iniciativas de compostagem e educação ambiental receberam reconhecimento da entidade em categoria que valoriza ações de ESG
A Diamante Energia conquistou o Prêmio ESG ADVB/SC 2022 na categoria Ambiental com o case “Teoria e Prática, a Educação Ambiental e o Ciclo dos Resíduos Orgânicos”. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (03) pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina.
O Prêmio ESG é um dos mais importantes reconhecimentos do mercado em responsabilidade social. Promovido desde 1999, até o ano passado o troféu recebia o nome de Prêmio Empresa Cidadã.
Responsável pelo Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), em Capivari de Baixo, no sul do Estado, a Diamante produz o equivalente a 25% da energia necessária para abastecer Santa Catarina.
O case vencedor descreve uma sequência de ações que se iniciam com o aproveitamento integral dos resíduos orgânicos gerados no Complexo que, assim, deixam de ser transportados para aterros sanitários. Dentro do CTJL, os resíduos são transformados em composto orgânico e utilizados na produção de mudas do Horto Florestal gerenciado pela própria Diamante. A cada ano, cerca de 100 mil mudas de espécies nativas e exóticas são cultivadas e doadas gratuitamente para todo sul do Estado e algumas regiões do Rio Grande do Sul.
De acordo com o Gerente de Utilidades e Meio Ambiente, Fábio Costa, foi uma honra para a Diamante receber este prêmio. “Ele reconhece a importância de um projeto simples, mas muito abrangente e que envolve todos os empregados e parte da sociedade no aproveitamento dos resíduos orgânicos, desde a sua geração até sua reutilização para o desenvolvimento de nossas mudas, servindo de modelo para educação ambiental e demonstrando como se faz, da teoria à prática.
Coroando esse ciclo do bem, a Companhia realiza, um Projeto de Educação Ambiental com a proposta de instruir e educar jovens e crianças, por meio de atividades socioeducativas que enfatizam a proteção ambiental e o consumo consciente.
Até julho, mais de 6,5 mil alunos de 80 unidades de ensino de Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Gravatal, Jaguaruna, Santa Rosa de Lima, Pescaria Brava e Braço do Norte se envolveram com as atividades do projeto EMA, superando a meta de 6.400 alunos prevista para 2022.
“O contato com a natureza ajuda a fugir da rotina estressante das quatro paredes da sala de aula, recarrega as energias. Mas além disso, registra todos os marcos mais importantes da infância de uma crianças, estimulando uma relação saudável e sustentável”, diz a coordenadora do projeto e Engenheira Agrônoma, Mylena de Medeiros.
Environmental, Social and Governance (ESG)
A sigla ESG origina-se do inglês Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança). Na prática, o termo ESG costuma ser utilizado para mensurar o quanto uma empresa ou entidade minimiza seus impactos no meio ambiente, estimula um mundo mais justo e responsável e, ao mesmo tempo, segue processos adequados de administração.