Eleição Indireta em Tubarão: Novo Prefeito e Vice Serão Escolhidos pelos Vereadores

Política

A votação ocorre após a renúncia do ex-prefeito e vice, envolvidos em investigação de corrupção. Duas chapas disputam os cargos

A eleição indireta para escolher o novo prefeito e vice de Tubarão ocorre nesta segunda-feira (7), às 19h. Duas chapas se inscreveram para disputar o pleito, que será definido em votação na Câmara dos Vereadores.

O atual presidente da Casa Legislativa, Jairo dos Passos Cascaes (PSD), concorre a prefeito tendo o também vereador Moisés Nunes (PP) como vice. Já a chapa da oposição ao grupo político que estava na prefeitura é formada por José Luiz Tancredo (MDB), com Denis da Silva Matiola (PSDB) de vice. Os dois também são vereadores. 

Renúncia após operação Mensageiro

A disputa ocorre depois que o então prefeito Joares Ponticelli (PP) e o vice, Caio Tokarski (União) renunciaram aos cargos, no dia 10 de julho deste ano. Os dois foram presos na Operação Mensageiro, que investiga suposto pagamento de propinas em troca de vantagens ilícitas em contratos de coleta de lixo em cidades de SC.

Joares ficou detido até o final de junho, quando teve a prisão preventiva convertida em medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. O ex-vice Caio Tokarski permanece preso.

Com os dois cargos vagos, o presidente da Câmara de Tubarão, Gelson Bento, que já estava no cargo desde a prisão do prefeito e vice, seguiu no comando do município e convocou novas eleições, como determina a lei eleitoral. No entanto, a escolha não será direta, mas sim por voto dos vereadores.

Como funciona a eleição indireta

A eleição indireta ocorre durante sessão da Câmara de Vereadores, que será aberta independente do número de parlamentares presentes — ou seja, não será suspensa por falta de quórum. Antes da escolha, cada chapa terá 10 minutos para falar na tribuna sobre sua candidatura.

A votação é aberta e nominal. Ao todo, 15 vereadores participam da sessão, que elegerá a chapa que obtiver maioria simples dos votos.

Em caso de empate, ocorrerá nova votação e será considerada vencedora a chapa mais votada. Em caso de novo empate, vence quem possuir o candidato mais idoso ao cargo de prefeito.

Os vencedores serão empossados ao cargo imediatamente após a eleição, caso estiverem presentes na sessão, ou no prazo de até dois dias.

Os eleitos ficam no cargo por um ano e cinco meses, até dezembro de 2024.

Chapa 1

Prefeito: Jairo dos Passos Cascaes (PSD)

Vice: Moisés Nunes (PP)

Chapa 2

Prefeito: José Luiz Tancredo (MDB)

Vice: Denis da Silva Matiola (PSDB)

#EleiçõesTubarão #OperaçãoMensageiro #PolíticaCatarinense

Tagged