Eleitores de SC vão às urnas para escolherem governador e presidente

Política

Segundo turno das Eleições está marcado para este domingo (30). Todas as seções funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília).

Os 5.483.962 eleitores catarinenses, em 295 municípios, voltam às urnas neste domingo (30) para escrever mais uma página na democracia brasileira. Eles escolherão o governador do Estado e o presidente da República.

Como ocorrido no primeiro turno, haverá a unificação do fuso horário no período eleitoral: todas as seções funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília).

A disputa pelo governo de Santa Catarina é o espelho partidário do confronto à Presidência da República, em que o PL e o PT se enfrentam nas urnas.

Por aqui, Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) competem ao cargo para governador do Estado, enquanto Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorrem ao posto de presidente.

Joinville é a cidade com o maior eleitorado, com 428.730 pessoas aptas a votar, seguida por Florianópolis, com 399.606; Blumenau, com 261.742; São José, com 186.561; Itajaí, com 163.901; e Chapecó, com 159.323.

Por outro lado, os municípios com os menores números de eleitorado são: Santiago do Sul (1.442), Lajeado Grande (1.472), Jardinópolis (1.606), Presidente Castello Branco (1.627) e São Miguel da Boa Vista (1.716).

Jorginho Mello, Décio Lima, Jair Bolsonaro e Lula: Os personagens do segundo turno – Foto: Montagem sobre divulgação/ND

Poucas vezes na história brasileira, desde o momento da redemocratização, se teve importância tão grande da presença feminina no processo eleitoral.

Pela primeira vez, em todas as faixas etárias brasileiras, a mulher, do ponto de vista eleitoral, é a maioria em todas as idades.

A maioria do eleitorado em Santa Catarina é feminino. São 2.849.469 mulheres, o que equivale a 51,91%, contra 2.640.188 eleitores do sexo masculino (48,09%).

Independentemente das paixões políticas e ideologias, as eleições têm possibilitado avanços político-institucionais, econômicos e sociais à sociedade brasileira. Toda eleição é uma festa da democracia, uma esperança de mudança para melhor.

Apesar da radicalização do processo eleitoral, neste domingo não será diferente. Os catarinenses e os brasileiros acreditam na democracia como forma de encontrar seu próprio caminho.

Qualquer que seja o resultado da eleição, um bom governo é uma construção política democrática, que começa com voto secreto e direto.

Testes de integridade e autenticidade

Neste sábado (29), como ocorreu no primeiro turno das eleições, ocorrem os testes de integridade das urnas eletrônicas e o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais. Serão sorteadas as seções eleitorais que terão as urnas submetidas às auditorias da votação eletrônica no domingo.

Apuração das urnas começou por volta das 17h – Foto: Luis Gustavo Debiasi/NDApuração das urnas começou por volta das 17h – Foto: Luis Gustavo Debiasi/ND

O sorteio ocorre no hall da Alesc, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por entidades fiscalizadoras, partidos políticos e qualquer pessoa interessada.

A OAB/SC anunciou que terá novamente o Observatório Eleitoral para domingo, uma rede com seis centrais de atendimento abrangendo todo o Estado, para monitoramento e resposta a questões relacionadas às eleições.

Segundo a entidade, o objetivo é garantir o exercício da democracia, o adequado funcionamento do sistema de votação e o regular exercício do voto pela população.

Integrantes da comissão de prerrogativas e defesa dos honorários e da comissão de direito eleitoral estarão em plantão para eventuais casos de irregularidades envolvendo os direitos do eleitor, situações de propaganda irregular e monitoramento do funcionamento das urnas eletrônicas, entre outras questões.

A OAB disponibilizou em seu site todos os contatos disponíveis para a prestação do serviço, divididos por regiões do Estado.

Cobertura do Grupo ND

O Grupo ND terá uma cobertura especial multiplataformas para este domingo de eleições. Desde as primeiras horas do dia, você acompanha as principais informações e serviços da votação em Santa Catarina e em todo o país na programação da NDTV Record TV, no ND+ e na rádio ND FM, em Joinville.

NÚMEROS DAS ELEIÇÕES EM SC

  • 5.483.962 eleitores
  • 295 municípios
  • 16.242 seções eleitorais
  • 3.488 locais de votação
  • Joinville é a cidade com o maior eleitorado – 428.730
  • Santiago do Sul é o menor eleitorado – 1.442
  • São 2.849.469 mulheres (51,91%)
  • São 2.640.188 eleitores do sexo masculino (48,09%)

NÚMEROS DO 1º TURNO EM SC

  • 4.471.619 compareceram às urnas (81.54%)
  • 18,46% abstenção

PAULO ROLEMBERG, FLORIANÓPOLIS – PORTAL ND MAIS