Tubarão recebeu, nesta quinta-feira (22), a visita de Francesco Garibaldi Hibbert, trineto da heroína Anita Garibaldi.
Ele fez uma visita ao monumento que marca o local de nascimento de Anita, na localidade de Morrinhos, e depois conheceu parte do acervo do Museu Ferroviário.
Francesco cumpriu um roteiro no estado com passagem por Pedras Grandes, Urussanga e Laguna. Em Tubarão, ele foi recebido pelo prefeito Joares Ponticelli, pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC) Carlos Zampareti e pelo vice-presidente da FMC Paulo Garcia. Ele teve como tradutor o ex-prefeito de Laguna e autor de livros sobre Anita Garibaldi, Adilcio Cadorin, que o acompanhou na região.
A visita ao monumento em Morrinhos foi breve, mas muito significativa para o descendente de Anita.
“É a primeira vez que venho a Santa Catarina e tive uma recepção que me deixou muito contente. Anita foi muito importante para a história com o marido Giuseppe em busca da liberdade e democracia e isso é muito valorizado aqui. Já ouvi falar muito desse monumento, mas conhecer o local de nascimento de minha antepassada foi algo deslumbrante”, disse Francesco.
Para o prefeito Joares Ponticelli, a presença do trineto de Anita em Tubarão tem uma importância história significativa.
“Recentemente celebramos o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, e receber a visita de um parente de sangue dessa personagem importante é o reconhecimento da importância histórica da nossa cidade no contexto da vida dessa heroína de dois mundos”, lembrou o prefeito.
Depois do monumento em Morrinhos, os anfitriões levaram Francesco ao Museu Ferroviário, onde o grupo foi recebido por José Warmuth Teixeira.