Enrocamento do bairro Santo André esteve entre as proposituras apresentadas na Câmara de Vereadores de Capivari

Política

Propostas Variadas, Desde Investimentos em Infraestrutura até Ações Sociais, São Destaque na Reunião

Ao iniciar a ordem do dia, foram apresentados projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito suplementar ao orçamento vigente. Entre eles, destaca-se o de nº 037/2023, que justifica que os recursos de R$ 2 milhões de reais recebidos através de emendas parlamentares, através dos deputados Júlio Garcia e Pepê Collaço, serão aplicados no enrocamento, no bairro Santo André e, reperfilagem e sinalização viária nas ruas Manoel Pedro Flor e José Domingos Bittencourt.

Na sequência, a vereadora Bia Alves, entre outras indicações e requerimentos, solicitou que a emenda parlamentar no valor de R$100.000,00 transferida para a cidade pelo o Deputado Estadual Jair Miotto, seja utilizada para instalar um laboratório de informática completo na escola Dom Anselmo Pietrulla.

“Através da Escola do Legislativo e parceria com o SENAC, consegui aulas gratuitas de informática para os alunos do município no contra turno escolar. No entanto, ao visitar a Escola Dom Anselmo Pietrulla, verifiquei que não há laboratório de informática para uso dos alunos, assim como também é realidade da Escola Stanislau Gaidzinski Filho. Sabemos que hoje é fundamental e básico que um jovem saiba fazer uso das tecnologias para entrar no mercado de trabalho ou mesmo utilizar para os estudos. Mas, a realidade que atinge as pessoas que não possuem condições financeiras para ter tecnologias próprias é grande, aumentando a desigualdade de oportunidades futuras. Assim, solicito que a emenda parlamentar disponível seja usada para construir um laboratório”, frisa a vereadora. 

No espaço do vereador Sebastião da Rocha, destaca-se o pedido de viabilidade de fornecimento de patrocínio às bailarinas do Estúdio de Dança Micaella Martins, que irão entre os dias 22 a 27 de novembro competir na Argentina, representando o município. “Parabenizo todos os pais que estão lutando para realizar o sonho destas crianças. Não adianta só aplaudir depois que elas chegarem com o troféu. É preciso união neste momento e ajudarmos, até porque elas estarão representando Capivari de Baixo”, reforça. 

O vereador Elto Aguiar, entre outros requerimentos, solicitou a realização de uma reunião na Casa Legislativa, com o objetivo de discutir os frequentes alagamentos ocorridos nos bairros da cidade. 

“A título de exemplo, podemos citar os alagamentos ocorridos na região central, mais exatamente na vila histórica da CSN, onde estão localizados órgãos tais como a Câmara de Vereadores, cartórios, Delegacia de Polícia, Banco do Brasil, comércios e residências. A região dispõe de um moderno sistema de drenagem pluvial e tratamento de esgoto, planejado e construído pela CSN há décadas, cujo funcionamento está prejudicado por falta de manutenção e/ou equipamentos. Por isso, esta reunião será de suma importância para pensarmos em conjunto uma solução”, pontua ele. 

Apresentando seus requerimentos, a vereadora Heloísa Cardoso questionou o executivo acerca das obras realizadas na Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Polegar. “Fui até a escola e a obra está abandonada. Não tem um andamento adequado. Tem vez que vai uma pessoa trabalhar, outras, dois profissionais. Por isso, nosso questionamento, pois a obra já era para ter sido entregue. Quem sofre são os pais, que têm que levar as crianças para outro bairro distinto”, destaca. 

Já o vereador Fernando Oliveira Júnior cobrou o relatório detalhado da receita e despesa mensal desde janeiro de 2021 até outubro de 2023 do Abastecimento de Água no município. 

No decorrer da sessão, o vereador Pedro Camilo, entre outros requerimentos e indicações, solicitou a construção de cinco reservatórios de água de 20 mil litros, confeccionados por material de polietileno, distribuídos nos bairros Três de Maio e Ilhotinha. 

“O reservatório já instalado no bairro Paraíso e que abastece os bairros Ilhotinha, Vila Flor e Três de Maio, não possui capacidade suficiente para guarnecer todos os domicílios. Desta forma, a proposição se faz necessária em favor dessas localidades que vêm passando dificuldades com a falta de água”, aponta.

O vereador Eraldo dos Santos usou o espaço na tribuna para requerer que os projetos enviados pelo Poder Executivo fossem tramitados em regime de urgência. 

A seguir, o vereador Wanei Fernandes, pediu o reparo na rua Manoel João Rodrigues, bairro Três de Maio. “Em dias de chuva, mas não somente nestes, é possível que o desgaste do asfalto aplicado nas vias públicas ocasione o surgimento de fissuras e buracos, os quais atrapalham o tráfego e podem ocasionar sérios acidentes”, reforça. 

Por fim, a vereadora Edcarla Bitencourt destacou a necessidade de limpeza nas calçadas da rua Raimundo Correa. “Os alunos estão com dificuldades de transitar na calçada pelo acúmulo de matos, tendo que andar nas margens da estrada correndo riscos de atropelamento”, finaliza. 

#CapivariDeBaixo #CâmaraMunicipal #DesenvolvimentoLocal #ParticipaçãoCidadã

Tagged