Integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Tubarão reuniram-se na tarde desta quinta-feira (13), com diretores das escolas municipais, estaduais e particulares do município para tratar da segurança nas escolas.
Na reunião coordenada pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação e membro do GGI, Maurício da Silva, integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Tubarão e Corpo de Bombeiros apresentaram as estratégias já colocadas em prática para ampliar a segurança nas unidades escolares e deram dicas de prevenção.
O comandante do 5º BPM, tenente coronel Dante Chierighini ressaltou os protocolos da Polícia Militar em caso de situações de risco ou ataque e relatou as ações que a corporação já está desenvolvendo no município: “Intensificamos a presença de policiais na entrada e saída das escolas e sempre que possível também estaremos nos intervalos das aulas, criamos uma rede de informações e vamos prestar consultoria às escolas, por meio de visitas agendadas, nas quais faremos uma avaliação da estrutura escolar, para apontar as fragilidades e indicar soluções para aumentar a segurança”, informou.
Já a delegada regional de Polícia da 5ª DRP de Tubarão, Carolini de Bona Portão falou das atribuições da Polícia Civil. “Somos os responsáveis pela apuração dos fatos depois que ocorrem, mas também atuamos na prevenção para evitar a disseminação de pânico, especialmente por meio da divulgação de notícias falsas. As equipes de inteligência mantêm monitoramento constante”, salientou.
A Guarda Municipal de Tubarão (GMT) foi representada pelo diretor Daniel Martins, que relatou as iniciativas adotadas para levar mais segurança às unidades escolares de Tubarão. “Intensificamos nossa presença nas escolas, com visitas constantes e criamos um grupo de whatsapp para que os gestores das unidades escolares possam repassar informações sobre condutas suspeitas.”
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva encerrou a reunião, sugerindo que os gestores criem canais para denúncias anônimas e adiantou que uma nova reunião poderá ser convocada, caso o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Tubarão ache necessário.