Tuba, como era conhecido, deixou um legado de contribuições para a cidade.
O ex-auditor fiscal e fundador do PSDB em Laguna, Antônio Joaquim de Castro Faria, mais conhecido como Tuba, faleceu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho Fernando de Castro Faria na tarde desta quarta-feira, 15.
Natural de São Joaquim, Antônio Faria mudou-se para Laguna ainda na infância, onde viveu por toda a vida. Filho de Archimedes de Castro Faria e Lilia Vieira, era o terceiro de novembro irmãos.
Economista de formação, Antônio Faria teve uma carreira marcante como auditor da Receita Federal, com atuação na fiscalização do Porto de Imbituba. Além disso, foi um dos fundadores do Lions Clube, do Clube de Campo, da Sociedade Amigos do Mar Grosso (Samar) e da Sociedade Amigos da Lagoa Santo Antônio (Salsa).
Na política, teve um papel importante como fundador do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em meados de 1991. Seu nome foi cotado várias vezes para disputas eleitorais, incluindo à prefeitura de Laguna. Antônio também foi um dos idealizadores de uma ação popular favorável ao Município, que resultou na reversão de lotes à beira-mar.
Além de sua atuação pública, Antônio colaborou com a imprensa de Laguna, tendo artigos publicados no extinto jornal O Renovador. Ele também foi sócio da Incape, dos barcos de pesca Seival e da panificadora Ki-Pão.
Antônio deixa um legado de quatro filhos e cinco netos, fruto de seu casamento com Valmeri Fernandes. Ele era conhecido por sua paixão pelas artes, especialmente música e cinema, deixando saudades em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.
A família informará ao longo do dia detalhes sobre o velório e sepultamento.
#Luto #PSDB #Laguna #AntônioFaria #Homenagem