Falecimento de Colombo Salles: Santa Catarina De luto por Perda do Ex-Governador aos 97 Anos

Geral

Político lagunense, Colombo Machado Salles, deixa um legado e é lembrado com luto oficial no estado

Nesta terça-feira (14), aos 97 anos, o ex-governador Colombo Machado Salles faleceu em seu apartamento em Florianópolis. Nascido em Laguna, em 1926, Colombo deixa a esposa, Daisy Werner Salles, e três filhos: o engenheiro Marcelo Salles, o dentista Bertoldo, e a filha Maria José.

O Governo de Santa Catarina e a prefeitura de Laguna decretaram luto oficial, sendo o primeiro por sete dias e o segundo por três dias. Em outubro, o ex-governador foi internado por cerca de dois dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a infecções urinárias recorrentes e edemas pulmonares.

O velório de Colombo Salles ocorrerá na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) a partir das 10h de quarta-feira (15). A cerimônia de despedida está programada das 14h às 15h na Alesc, seguida por um cortejo até o Cemitério Jardim da Paz, onde ocorrerá o sepultamento.

NOTA DE PESAR PREFEITURA DE TUBARÃO

A prefeitura de Tubarão, por meio do prefeito Jairo Cascaes e do vice-prefeito Moisés Nunes, externa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Estado de Santa Catarina, Colombo Machado Sales, aos 97 anos, ocorrido nesta terça-feira (14).

Colombo Machado Salles nasceu em Laguna (SC), no dia 20 de maio de 1926. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Como engenheiro, desempenhou atividades em diversas funções, atuando inclusive no Ministério da Viação e Obras Públicas e como Chefe do 17º Distritos de Portos, Rio e Canais (1956).

No ano de 1964 foi chefe de gabinete do prefeito do Distrito Federal, e assumiu ainda as Secretarias de Governo da Capital, de Serviços Sociais, de Finanças e de Educação e Cultura.

Em Santa Catarina, foi Secretário Executivo do PLAMEG (Plano de Metas do Governo) durante a administração do Governador Ivo Silveira, Governador do Estado de Santa Catarina (1971 – 1975), Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (1983 – 1986), e Professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aposentando-se no ano de 1992.

O corpo será velado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, localizada na Rua Dr. Jorge Luz Fontes, n° 310, Centro – Florianópolis/ SC, das 10h às 14h.

A cerimônia de despedida ocorrerá das 14h às 15h, na Alesc, e na sequência o cortejo seguirá até o Cemitério Jardim da Paz, localizado na Rodovia João Paulo, Saco Grande – Florianópolis/SC, onde ocorrerá o sepultamento.

O Governador do Estado, Jorginho Mello, decretou luto oficial em todo o Estado pelo período de sete dias, a contar do dia 14 de novembro de 2023.

#ColomboSalles #LutoSC #PolíticaSC