Fátima de Tubarão é condenada a 17 anos de prisão pelo STF pelos atos de 8 de Janeiro

Segurança

Julgamento no Supremo teve decisão unânime pela condenação, mas ministros divergiram sobre a extensão da pena

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como Fátima de Tubarão, a 17 anos de prisão em razão de sua participação nos ataques golpistas de 8 de Janeiro. A decisão, anunciada na noite desta sexta-feira (9), ocorreu em sessão virtual do tribunal e foi unânime quanto à condenação, embora os ministros tenham divergido sobre a dosimetria da pena.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, fixou a pena em 17 anos, dos quais 15 serão cumpridos em regime fechado. Além disso, Fátima foi condenada ao pagamento de uma multa de R$ 43 mil, acrescida de correção monetária, e deverá também arcar com uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões, juntamente com os demais réus envolvidos nos ataques.

Entre os ministros que acompanharam o voto do relator estão Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Já os ministros Cristiano Zanin, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Kassio Nunes Marques apresentaram divergências quanto à pena e aos crimes atribuídos a Fátima.

A defesa de Fátima anunciou que pretende recorrer da decisão, esgotando todos os recursos possíveis no STF e cogitando levar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

#Justiça #STF #Condenação #8deJaneiro #Tubarão

Tagged