Reunindo artesãos e artistas de todo o sul catarinense, feira festeja aniversário com mais uma edição nesse domingo, das 10 às 17 horas
Com a realização de mais uma edição nesse domingo (9/10), a Feira Livre de Laguna comemora seus sete anos de realização, sem interrupção e agregando cada mais um grande número de participantes, que a transforma no maior evento do seu gênero na região da Amurel.
A Feira Livre teve início em outubro de 2015, com a primeira edição acontecendo na Praça Vidal Ramos, em frente a Igreja Santo Antônio, onde ainda é realizada sempre no segundo domingo de cada mês. Foi criada diante da constatação de que não havia local em Laguna em que os artistas pudessem mostrar sua produção. O local escolhido para a feira foi o centro da cidade, mas precisamente a Praça Vidal Ramos, local bastante visitado por turistas.
A artesã Sabrina Tolotti, idealizadora da feira, veio para Laguna em 2014 e por uma necessidade pessoal, montou uma loja de artesanato e, sem fluxo de pessoas, resolveu montar um projeto para a uma feira em parceria com Carol Teixeira, produtora cultural de Curitiba. O resultado final, segundo ela, “são estes sete anos de Feira Livre de Laguna”.
“Hoje a feira dá suporte para mais de 30 expositores, tanto artesanais como empreendedores autorais. No começo a feira era destinada somente para produtos artesanais, onde havia a transformação da matéria. Hoje ela abriga empreendedores autorais, onde não há a transformação da matéria, mas são produtos elaborados quase que artesanalmente”, acentua Sabrina.
A feira também agrega a área de gastronomia, apresentações culturais de todos os tipos, como músicos, teatro, performances, palhaços e diversas atividades recreativas para crianças que, em parceria com o Sesc desde 2016, viabilizada cama elástica, pintura facial, jogos de mesa e outras ações. O local agradável com uma praça bem arborizada, chafariz e cercada por construções históricas, dá o toque de energia vital.
A feira, que reúne participantes de todo o sul catarinense, acontece sempre no segundo domingo de cada mês no horário das 10 às 17 horas. Em média a Feira Livre de Laguna recebe mais de 400 visitantes e viabilizando uma boa fatia na economia, gerando emprego e renda para todos os participantes. Na feira dos sete anos nesse domingo, mais de 50 participantes estão confirmados.
“O importante da feira é isso, viabilizar renda para todos, sendo que muitos dos participantes buscam no artesanato sua principal de fonte de renda. Então, nesse domingo, dia 9 de outubro, vamos comemorar nossos sete anos de Feira Livre de Laguna, e fica aqui o convite para, quem puder, venha prestigiar nossa feira e seus artistas”, conclui.