Nesta terça-feira (18) a Fundação Municipal de Saúde firmou uma parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) para um auxílio mútuo no que diz respeito às ações de prevenção à dengue no município.
O diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues, a coordenadora municipal do Programa de Combate às Endemias Thaise Elias da Silva Barreto, que representou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, e os fiscais Marcelos Cardoso e José Luiz Araújo, reuniram-se para definir estratégias para fiscalização e para a realização de denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Com o aumento dos focos no município, é imprescindível que os diferentes setores da administração pública municipal participem do controle da situação, sempre com a colaboração, igualmente importante, da população. Atualmente o município encontra-se com 68 focos de Aedes, localizados em 11 bairros. Com relação aos casos de dengue, são sete os confirmados, sendo três autóctones, ou seja, transmitidos dentro do próprio município, e quatro casos importados, que foram transmitidos em outros municípios.
Mesmo com essa parceria, fique atento a sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, enjoos, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo pois, caso apareçam, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou a Policlínica, onde você receberá o atendimento médico adequado.
Denúncias de locais com suspeita de foco do mosquito devem ser feitas através da Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone (48) 3621-9051, ou pela internet (clique aqui) . Caso prefira denunciar presencialmente, procure o Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, bairro Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.