Jorginho Mello será chefe do executivo no estado a partir de janeiro.
O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta segunda-feira (5) os primeiros nomes do secretariado do Estado para 2023.
Mello venceu as eleições no segundo turno ao derrotar Décio Lima (PT). O atual governador é Carlos Moisés (Republicanos), que não conseguiu a reeleição. Antes de ser candidato ao governo do Estado, Mello era senador por Santa Catarina.
Os nomes anunciados foram:
- Administração – Moisés Diersmann
- Secretaria-Geral de Governo – Danieli Pinheiro Porporatti
- Casa Militar – tenente-coronel José Eduardo Vieira
- Comando-Geral da Polícia Militar – coronel Aurelio José Pelozato
- Saúde – Carmen Zanotto
- Educação – Aristides Cimadon
- Defesa Civil – coronel Luís Armando Reis
- Fazenda – Cleverson Siewert
- Articulação Nacional – Vânia Franco
- Agricultura – Valdir Colatto
- Procuradoria-Geral do Estado – Márcio Vicari
Abaixo, confira mais sobre cada nome anunciado.
Administração – Moisés Diersmann
É natural de Luzerna, no Oeste de Santa Catarina. Foi vereador e prefeito da cidade por dois mandatos. Atualmente, é o coordenador da transição do governo Jorginho Mello.
Diersmann possui especialização em administração pública e gerência de cidades pela Fatec, especialização em comunicação e marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e graduação em redes de computadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Também possui graduação em tecnologia do empreendimento pela Unoesc.
Secretaria-Geral de Governo – Danieli Pinheiro Porporatti
Danieli é natural de Xanxerê, no Oeste catarinense. Atualmente, é a chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello no estado.
É formada em administração pela Unoesc e cursou direito na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Danieli também atuou como consultora na Secretaria de Estado do Planejamento entre 2011 e 2013. Também é secretária-executiva do PL de Santa Catarina desde 2013.
Casa Militar – tenente-coronel José Eduardo Vieira
Natural de Florianópolis, Vieira atua na Polícia Militar catarinense há 25 anos. É bacharel em segurança pública, em direito, e possui duas pós-graduações na área de segurança pública.
Vieira já atuou na Casa Militar do governo do estado entre 2003 e 2018, onde foi ajudante de ordens do governador e chefe do cerimonial. Nos últimos quatro anos atuou na Casa Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Comando-Geral da Polícia Militar – coronel Aurelio José Pelozato
Pelozato faz parte da Polícia Militar de Santa Catarina desde 1992. É atualmente o chefe de estado maior de Santa Catarina. É também instrutor de treinamento de novos policiais.
Além disso, tem experiência na coordenação de situações de pronto-emprego e ações em grandes eventos, como a ocupação da Força Nacional no Rio de Janeiro para realização das olimpíadas de 2016.
Saúde – Carmen Zanotto
Zanotto nasceu em Lages, na Serra catarinense. É graduada em enfermagem e obstetrícia, com especialização em administração hospitalar, saúde pública, recursos humanos e formação em políticas para primeira infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Atuou como enfermeira, diretora de enfermagem, secretária municipal de Saúde, secretária e adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em diversos períodos. Como parlamentar, integrou o legislativo em Lages como vereadora e atualmente é deputada federal.
Educação – Aristides Cimadon
É ex-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitor da Unoesc. Também é professor titular na universidade. Cimadon tem graduação em filosofia e pedagogia pela Universidade de Passo Fundo, e bacharelado em direito pela Unoesc.
Tem mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestrado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em ciência jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Foi conselheiro estadual de Educação e membro do Conselho para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Também é Conselheiro Nacional de Educação.
Defesa Civil – coronel Luís Armando Reis
É formado em educação física pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui graduação em direto pela Unisul. Possui especialização em ações de defesa do cidadão em situações de desastre.
Armando é oficial da reserva do Exército brasileiro. Nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, mas mora há mais de 20 anos em Joinville, no Norte de Santa Catarina. É deputado federal em exercício por Santa Catarina, pelo PL.
Fazenda – Cleverson Siewert
É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em marketing e gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
Siewert já ocupou a pasta estadual da fazenda e diretor, conselheiro e presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Atualmente, dirige uma empresa que atua com comércio exterior, finanças, imóveis e energia.
Articulação Nacional – Vânia Franco
Vânia trabalha com Jorginho Mello desde 2011 como chefe de gabinete em Brasília, desde quando ele se elegeu deputado federal.
Cursou gestão pública na Universidade Paulista (UNIP) e possui especialização nas áreas de tramitação legislativa e gestão orçamentária.
Agricultura – Valdir Colatto
Valdir Colatto já foi deputado federal. Formou-se em engenharia agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul.
Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Em 2019 assumiu no governo Bolsonaro, juntamente com a ministra Tereza Cristina, como diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Ficou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento até 2021.
Procuradoria-Geral do Estado – Márcio Vicari
Márcio Vicari é advogado, formado pela UFSC. Atua em Florianópolis desde 1994 e foi vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado. Possui mestrado em direto civil e já atuou como professor de direto em diversas universidades de Santa Catarina.