Investigação em Curso: Juízes que se Recusaram a Julgar Ex-Prefeito em Tubarão serão Escrutinados

Geral

Após todos os juízes de Tubarão se declararem ‘suspeitos’, uma nova juíza é designada para o caso do ex-prefeito Joares Ponticelli

Em uma decisão que chocou muitos, os nove juízes que se recusaram a julgar o caso do ex-prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, agora se encontram sob investigação. A decisão de iniciar a investigação foi tomada pela Presidência da Corte e pela Corregedoria-Geral de Justiça do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).

Esses juízes, ao se declararem suspeitos, praticamente impediram a Comarca de Tubarão de julgar o caso contra Ponticelli. Embora a lei permita que os juízes se declarem suspeitos sem precisar fornecer uma justificativa, a recusa unânime despertou a atenção do tribunal, que agora está investigando a situação.

Os juízes de Tubarão usaram a prerrogativa do art. 145, inciso 1º, do Código de Processo Civil (CPC), que permite que as autoridades judiciais se declarem suspeitas por motivos de foro íntimo, sem necessidade de justificativa.

No entanto, em um desenvolvimento esperançoso, a juíza Gabriella Matarelli Calijorne Daimond Gomes, de Jaguaruna, foi designada para assumir o caso. No entanto, ainda é possível que ela também possa se declarar suspeita.

Este caso levanta questões importantes sobre a imparcialidade no sistema judiciário, especialmente quando se trata de julgar políticos. A necessidade de transparência e rigor na aplicação da justiça nunca foi tão evidente.

Confira a linha do tempo dos despachos:

  • 11 de julho – Juiz Guilherme Mattei Borsoi
  • 12 de julho – Juiz Fabiano Antunes da Silva
  • 12 de julho – Juiz Maurício Fabiano Mortari;
  • 13 de julho – Juíza Miriam Regina Garcia Cavalcanti;
  • 14 de julho – Juíza Maria Souza da Rosa Zanotelli;
  • 14 de julho – Juiz Paulo da Silva Filho;
  • 17 de julho – Juíza Liana Bardini Alves;
  • 17 de julho – Juiz Eron Pinter Pizzalatti;

#Justiça #Transparência #TribunalDeJustiça #Tubarão #Política

Tagged