Jorginho Mello, do PL, e Décio Lima, do PT, vão disputar o 2º turno em Santa Catarina

Política

Decisão entre os candidatos do PL e PT ao governo do estado ocorre em 30 de outubro.

Os candidatos ao governo de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputam o 2º turno em Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral com 99,81% das urnas apuradas. Acompanhe a apuração das urnas.

Decisão entre os candidatos do PL e PT ao governo do estado ocorre em 30 de outubro.

Candidato Jorginho Mello (PL) votou no Oeste catarinense — Foto: Cleiton Cesar/ NSC

Candidato Jorginho Mello (PL) votou no Oeste catarinense — Foto: Cleiton Cesar/ NSC

Mello tem 66 anos e nasceu em Ibicaré, no Oeste. É pai de dois filhos. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, também do PL, o político se licenciou ao senado para concorrer ao governo do Estado. Durante a campanha, Mello participou de vários eventos ao lado do presidente.

Antes de ser eleito senador em 2018, foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual quatro vezes. Foi eleito vereador pela primeira vez aos 18 anos no município de Herval d’Oeste, também no Oeste do estado. Atualmente é presidente do diretório estadual do PL em Santa Catarina.

É formado em direito e estudos sociais e foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) entre 1975 e 1994.

Quem é Décio Lima

Décio Lima é candidato ao governo pelo PT. — Foto: Mariana de Ávila/NSC TV

Décio Lima é candidato ao governo pelo PT. — Foto: Mariana de Ávila/NSC TV

Natural de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, Lima tem 62 anos e é apoiador do candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. É graduado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Já foi advogado sindicalista e superintendente do Porto de Itajaí.

Na carreira pública, foi vereador de Blumenau e prefeito duas vezes do mesmo município, em 1996 e 2000. Também já foi deputado estadual. Ficou por 12 anos como deputado federal.

Na Câmara Federal dos Deputados, foi líder do PT no Congresso Nacional e atuou como vice-líder da bancada do PT e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Eleições em SC

Mais de 5,4 milhões de eleitores eram esperados para votar nas eleições 2022 nos 295 municípios de Santa Catarina, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC). São 283.730 pessoas a mais em comparação com as eleições municipais de 2020, o que representa um aumento de 5,45%.

A votação abriu às 8h em todo o Brasil e seguiu até 17h.

Por g1 SC