Lula toma posse como novo presidente do Brasil

Política

Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado no Congresso Nacional neste domingo (1°) como o novo presidente da República Federativa do Brasil para o período 2023-2027

“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, defender a união, a integridade e a independência do Brasil” , declarou com a mão na Constituição.

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido neste domingo no Parlamento, onde prestará juramento constitucional perante todo o poder político nacional e delegações de cinquenta países.

Lula chegou à sede do Poder Legislativo após desfilar para uma multidão de dezenas de milhares de pessoas em um Rolls Royce “Silver Wraith” conversível da Presidência da República, no qual estava acompanhado de sua esposa, Rosângela “Janja da Silva, seu vice-presidente Geraldo Alkmin, e sua esposa, Maria Lúcia Ribeiro.

Na sede do Legislativo, além de todo o poder político, aguardam delegações de mais de cinquenta países que viajaram ao Brasil para as cerimônias de posse.

Entre eles, cerca de vinte chefes de estado e de governo, entre eles o rei da Espanha e os presidentes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai, Alemanha e Portugal.

Após a posse, Lula fará seu primeiro discurso como novo presidente no Parlamento e depois seguirá para o vizinho Palácio do Planalto, sede do governo, onde saudará a multidão reunida na Esplanada.

A posse presidencial seguirá o protocolo tradicional, que começa com o desfile do novo presidente em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. Lula chega ao Congresso Nacional, para a posse oficial no plenário da Câmara, em torno das 14h30.

Em seguida, o presidente eleito vai para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial, faz o discurso no Parlatório e cumprimenta os chefes de Estado e de Governo presentes na cerimônia.

A estimativa é que os protocolos se encerrem até 18h30, para que comecem os shows programados para a Esplanada. Às 19h30, está prevista recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty.