Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registra resgates e intensifica ações de prevenção
Desde o início da temporada da Operação Veraneio 2023/2024, em 16 de dezembro de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já realizou 1.097 salvamentos de pessoas em risco de afogamento no litoral catarinense. Esses resgates representam potenciais vítimas que poderiam ter perdido suas vidas.
O foco primordial da ação é a prevenção para reduzir o número de óbitos por afogamento no estado. O CBMSC executa uma série de medidas, incluindo o uso de bandeiras nos postos de guarda-vidas para informar as condições do mar:
🟥 Vermelha: alto risco de afogamento
🟨 Amarela: médio risco de afogamento
🟩 Verde: baixo risco de afogamento
🟪 Lilás: presença de águas-vivas
🚩 Além disso, bandeiras triangulares vermelhas na faixa de areia indicam locais perigosos com correntes de retorno ou buracos.
Diariamente, ações preventivas são realizadas em todas as 155 praias dos 35 municípios catarinenses com postos ativos. Isso inclui sinalização nos postos e na faixa de areia, patrulhas, abordagens e orientações aos banhistas, distribuição de pulseiras de identificação e intervenções diretas para afastar indivíduos de áreas de risco.
O comandante da 1° Região Bombeiro Militar, coronel Aldrin de Souza, destaca: “Nossas equipes atuam diariamente com prevenção e, sempre que necessário, com salvamento, mas a principal orientação segue sendo que as pessoas procurem se banhar próximo dos postos guarda-vidas, pois além de ser mais seguro, torna o atendimento ainda mais eficaz.”
#Salvamentos #PrevençãoDeAfogamentos #OperaçãoVeraneio