Autoridades de Saúde Implementam Bloqueio Vacinal em Área de 300 Metros Após Diagnóstico de Raiva em Morcego
Na tarde desta segunda-feira (16), a Gerência Regional de Saúde de Tubarão confirmou que um morcego encontrado na margem esquerda do centro da cidade foi diagnosticado com o vírus da raiva. A bióloga Sabrina Fernandes Cardoso, responsável pela Gerência Regional de Saúde, informou que medidas preventivas foram imediatamente acionadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A área de risco foi delimitada a um raio de 300 metros a partir do local onde o morcego foi encontrado, na rua Coronel José Martins Cabral. “Estamos realizando uma campanha de vacinação para cães e gatos, casa a casa, nesta área”, explicou Sabrina. Ela destacou a importância de manter todos os animais de estimação e herbívoros vacinados contra a raiva.
A vacinação começará ainda esta semana para animais domésticos e em situação de rua, com uma segunda dose prevista para ser aplicada em um mês.
O morcego foi encontrado no final de agosto, após uma moradora ter chamado a Unidade de Zoonoses devido ao comportamento agitado de seu cachorro em relação ao animal. O morcego foi recolhido e enviado ao laboratório do Cidasc, em Joinville, onde o diagnóstico de raiva foi confirmado.
“Não encontrávamos um caso de raiva em morcegos em área urbana há cerca de nove anos, o que aumenta nossa preocupação”, afirmou a bióloga. A região já teve casos de raiva em herbívoros e um caso humano em 2019. A raiva é uma doença fatal com uma taxa de mortalidade próxima a 100%, tornando a vacinação uma medida crucial.
#SaúdePública #Raiva #VacinaçãoAnimal #Tubarão #ProteçãoAnimal #SegurançaSanitária