Multidão de vermelho toma conta da Esplanada dos Ministérios, em domingo de posse presidencial

Política

Neste domingo (1º), a Esplanada dos Ministérios é palco de milhares de militantes que formam um mar de camisas e bandeiras vermelhas na região central da capital federal.

Além da posse, acontece o Festival do Futuro, organizado pela agora primeira-dama Rosângela Silva, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para amenizar a alta temperatura em Brasília, carros-pipa dos bombeiros estão jogando jatos de água na multidão, que se aglomera ao longo do gramado da Esplanada dos Ministérios, para acompanhar a cerimônia de posse e os mais de 60 shows programados para ocorrer até a madrugada de segunda-feira, na programação do Festival.

A Secretaria de Saúde montou três pontos de atendimento para casos que podem ser resolvidos no local. “Teremos uma vitrine para o mundo e vamos trabalhar para que a população e os visitantes tenham todo o amparo”, disse a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Segundo ela, as equipes estão preparadas para atender casos como de pressão arterial baixa, desidratação e insolação. Casos de maior complexidade serão encaminhados para hospitais próximos. Ao todo, 63 servidores estão escalados para trabalhar na posse de Lula.