Operação ‘Decalque’ Investiga Empresas de Vistoria de Veículos no Sul do País

Segurança

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em investigação sobre vistorias veiculares credenciadas pelo Detran/SC

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, a Polícia Civil deu início à operação “Decalque”, uma ação voltada para a investigação de empresas de vistoria de veículos credenciadas pelo Detran/SC, com foco especial na região sul do país.

Durante a operação, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, abrangendo locais como Florianópolis, São José, Antônio Carlos, Itapema, Ilhota, Laguna, Tubarão, Criciúma, Forquilhinha, Capivari de Baixo, Santa Rosa do Sul, São Joaquim, Campo Alegre e até o Rio de Janeiro.

A investigação, que teve início em julho de 2022, está sendo conduzida pela Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo da DEIC. Seu enfoque é a apuração de possíveis crimes contra a ordem econômica e associação criminosa.

No centro das investigações estão um casal de empresários atuantes no setor de vistoria veicular. Eles são suspeitos de terem praticado “dumping”, estabelecendo preços abaixo do mercado para eliminar a concorrência e, em seguida, buscando monopolizar o serviço na região.

Além disso, a investigação revelou a existência de um grupo empresarial envolvido em um esquema de cartel. Este grupo teria criado uma empresa de vistoria com o objetivo de dominar o mercado em todo o estado, coordenando os preços de forma estratégica.

A operação contou com a participação de cerca de 90 policiais, com apoio das Delegacias Regionais e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A Polícia Civil do Rio de Janeiro também colaborou. A investigação está em curso para confirmar as informações e concluir o Inquérito Policial.

#OperaçãoDecalque #InvestigaçãoVeicular #DetranSC #OrdemEconômica #AssociaçãoCriminosa

Tagged