Tradição centenária ocorre de 14 a 24 de junho com apoio municipal e programação especial.
A Paróquia de São João Batista celebra o 106º aniversário da maior festa junina do município, que ocorre entre os dias 14 a 24 de junho. Um patrimônio que constitui a história religiosa, cultural e turística de Capivari de Baixo. Na última quinta-feira (6), a administração municipal firmou com a Paróquia São João Batista um termo de fomento de R$ 42.120,00 para apoiar os custos desta edição da festa.
O evento é marcado por danças, comidas típicas e muita alegria. O Dia de São João Batista é comemorado em 24 de junho. O padroeiro é conhecido como o Santo Festeiro devido às grandes festas juninas que ocorrem em sua homenagem. A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho, domingo. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.
No município, a tradição remonta à fundação da primeira igreja católica na época do bairro Capivari, estabelecida em 1918, com a realização da primeira celebração em honra ao padroeiro da cidade. O festejo teve o nascimento em Portugal e foi adaptado à cultura brasileira, sendo uma oportunidade para festejar com a família em comunidade.
A festividade foi declarada, desde agosto do ano passado, como patrimônio imaterial, cultural e intangível do Município. O festejo está no calendário oficial de eventos anuais da cidade.
#FestaJunina #SãoJoãoBatista #CapivarideBaixo #Tradição #Cultura