A nova atração da cidade de Pedras Grandes foi fabricada em 1949 na Checoslováquia
O município de Pedras Grandes, no Sul do estado, recebeu com festa nesta quinta-feira, 9, a locomotiva Skoda 202, o mais novo cartão postal da cidade. Depois de passar por uma reforma completa no Museu Ferroviário de Tubarão, a maria-fumaça fabricada em 1949 na Checoslováquia, foi transportada para seu novo lar numa operação complexa que envolveu o deslocamento do conjunto de aproximadamente 130 toneladas por via terrestre.
A logística para o transporte da locomotiva parou alguns pontos de Tubarão, no início da tarde quando o comboio partiu para Pedras Grandes. Com batedores da polícia militar e guarda municipal à frente, a locomotiva transportada em cima de uma carreta especial passou pelos bairros de Oficinas, Monte Castelo, entrou na BR-101 e seguiu pela SC-390 até seu destino.
A locomotiva foi recebida com festa na cidade de Pedras Grandes. Fogos e som do apito do trem anunciaram a chegada. A população foi às ruas para testemunhar este momento histórico.
O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, comemorou a conquista. “Trata-se de uma luta que iniciou em 1984 quando meu pai, Adelfo Filippi, então prefeito conseguiu a doação do imóvel pertencente a ferrovia e hoje é o museu estação. Agora, chega a locomotiva que ficará exposta à visitação pública e será mais um atrativo turístico de Pedras Grandes”, disse Agnaldo.
“Depois de quase 49 anos, o trem volta a passar em Pedras Grandes. A última vez que a maria-fumaça trafegou pela ferrovia foi no dia 23 de março de 1974, um dia antes da enchente”, completou o jornalista Júlio Cancellier, secretário de Turismo e Cultura de Pedras Grandes.
A Locomotiva nº 202, modelo Santa Fé, foi fabricada em 1949 pela Skoda (Tchecoslováquia, hoje parte da República Tcheca). As locomotivas desta série foram encomendadas para a ferrovia Santa Fé, nos Estados Unidos. Depois foram vendidas para os Ferrocarriles del Estado Argentino (FCEA) e no final da década 1970 adquiridas em segunda-mão pela E. F. Dona Teresa Cristina, num lote que ia do número 200 ao 210.
Com a transferência do bem para o patrimônio da Prefeitura de Pedras Grandes, o desafio foi contratar o especializado trabalho de restauro da locomotiva, o que foi possível com uma emenda parlamentar da deputada estadual Ada Faraco de Luca e autorização do governador Carlos Moisés da Silva, destinando um recurso de 532 mil reais para o projeto.
A restauração, feita por antigos maquinistas e mecânicos da RFFSA, reunidos pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV), mantenedora do Museu Ferroviário de Tubarão, iniciou em abril de 2022.
A locomotiva restaurada destina-se à visitação pública, instalada sobre trilhos em um espaço de destaque ao lado da antiga estação férrea, hoje Casa da Cultura e museu municipal, no centro de Pedras Grandes.