Operação resulta no afastamento de 10 servidores e cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão.
Na manhã desta quinta-feira (23/05), a Polícia Civil, sob a coordenação da DPCo de Imbituba e com o apoio da Polícia Científica, deflagrou uma operação policial visando combater uma organização criminosa que fraudava a execução de serviços com a prefeitura de Imbituba envolvendo maquinários como tratores, pás niveladoras e caminhões caçamba. Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, e 10 servidores públicos foram afastados de suas funções.
ENTENDA O CASO:
No primeiro semestre de 2023, a Polícia Civil de Imbituba recebeu diversas denúncias anônimas indicando que empresas contratadas por meio da licitação 0074/2022 estavam fraudando o sistema de aferição de horas trabalhadas (horímetro) para marcar horas a mais do que as efetivamente realizadas, gerando prejuízo à administração pública municipal.
Após diversas diligências preliminares, apurou-se que a licitação tinha por objeto a contratação de empresas para a prestação de serviços de locação de veículos automotores e máquinas pesadas. O valor total da contratação foi de R$ 10.091.890,00. As investigações apontaram que os veículos operavam com o horímetro adulterado, registrando horas trabalhadas muito acima das realmente realizadas.
Em junho de 2023, a Polícia Civil e a Polícia Científica deflagraram uma operação conjunta para realizar exames periciais nas máquinas das empresas contratadas. Das 15 máquinas periciadas, 11 apresentaram adulteração no horímetro. Durante a operação, foi constatada uma tentativa de fraude ao modificar a estrutura do horímetro de uma máquina.
As investigações revelaram uma estrutura criminosa envolvendo particulares contratados e funcionários públicos que permitiam a fraude, causando prejuízo à administração pública municipal. Com os elementos angariados, foram expedidos 32 mandados de busca e apreensão e o afastamento de 10 servidores públicos.
#PolíciaCivil #Imbituba #OperaçãoPolicial #Fraude #AdministraçãoPública #Justiça