Intervenção visa proteger acervo histórico armazenado no Arquivo Público Municipal e preservar a memória da cidade
A Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e da Fundação Municipal de Cultura, deu início à revitalização paliativa do forro e telhado da antiga rodoviária da cidade.
Os trabalhos começaram no espaço que abriga o Arquivo Público Municipal, local onde estão armazenados documentos históricos e jornais que retratam a trajetória do município.
“Essas intervenções são de extrema importância para proteger o acervo histórico da cidade. Estamos falando de documentos que guardam parte da memória de Tubarão, e a revitalização garante a preservação adequada desses materiais para as futuras gerações,” destacou Alyson Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura.
O secretário de Serviços Públicos, Jó Krüger, também enfatizou a urgência da ação. “Em alguns pontos, o forro estava caído sobre o acervo. Estamos corrigindo problemas estruturais, como infiltrações e avarias no telhado, que comprometiam a segurança e integridade do material ali guardado”, afirmou.
A secretaria prevê resolver o problema das goteiras até a próxima semana. Além disso, um projeto mais abrangente para reforma será encomendado, e, posteriormente, a obra será licitada.
#Tubarão #PatrimônioHistórico #ArquivoPúblico #Revitalização #Cultura