Estudos mostram que a técnica de uso da bandagem, muito difundida no esporte, apresenta diversos benefícios também no tratamento de distúrbios neurológicos.
A aplicação deste recurso terapêutico para beneficiar crianças e adultos será o tema do curso que a APAE de Tubarão realizará de 13 a 16 de outubro.
Ministrado pelo fisioterapeuta Nelson Morini Junior, responsável por introduzir o método no Brasil e na América Latina, há 20 anos, e pioneiro do uso da bandagem elástica na área de Neurologia, o curso será voltado principalmente a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Em 2006, Morini criou o Método Therapy Taping® que ajuda nos processos de utilização da bandagem elástica.
A bandagem elástica pelo Método Therapy Taping® é usada para problemas de ordem neurológica tais como: paralisia cerebral, paralisia facial, mielomeningocelis, autismo, síndromes de Down, derrames, entre outros. Para a fisioterapeuta da APAE de Tubarão, Larissa Pereira, o curso será de grande importância para aperfeiçoar a atuação dos profissionais com o uso da técnica. “Esta técnica contribui de forma significativa para que sejam feitos estímulos necessários no paciente, ajudando na sua reabilitação, podendo ser aplicada em diferentes patologias neurológicas”, explica.
Para a coordenadora da área da Saúde na APAE de Tubarão, Janaína Vitoreti Esmeraldino, este curso é muito importante porque ensina todas as técnicas de posicionamento e correção para as disfunções corporais, nas diferentes patologias neurológicas. “Essa iniciativa tem tudo a ver com o público que atendemos na APAE e contribuirá com uma melhora significativa nos atendimentos oferecidos nos serviços de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, agregando tanto em conhecimento ao profissional atuante, quanto em benefício ao paciente que precisa fazer uso da técnica”, reforça.
Serão 40 horas/aula de curso, sendo 75% em aulas práticas. No programa, estão incluídas a abordagem sobre técnicas funcionais de todo o corpo, conceito da Estimulação Tegumentar e efeitos fisiológicos, formas de aplicação, relação da bandagem com o aprendizado motor, portura e equilíbrio, entre outras.
Nelson Morini Junior é formado em Fisioterapia desde 1988, doutor em Engenharia Biomédica (UMC), mestre em Reabilitação (UNIFESP EPM), com especialização em traumatologia (UNIMEP). É autor de livros sobre o tema, ministrando cursos em vários centros de reabilitação de todo o Brasil e exterior. Dedica seu tempo em organizar pesquisas sobre o tema em diferentes universidades e para diferentes pacientes. É presidente a Therapy Taping® Association que conta com instrutores no Brasil, Argentina e Chile.
O curso será aberto aos profissionais de outras instituições e particulares e será ministrado na CDL de Tubarão. Inscrições ou mais informações, pelos telefones (48) 3626-1312 ou 99113-2942.