Exames e óculos para alunos e idosos visam resolver problemas de visão na escola.
Na última segunda-feira (28), durante a sessão ordinária, o projeto de Lei nº 43/2023, proposto pelo Poder Executivo de Capivari de Baixo, foi aprovado por maioria simples. O projeto refere-se à implementação do programa “Além da Visão”, que tem como objetivo oferecer exames oftalmológicos e doação de óculos para alunos das escolas públicas e idosos.
De acordo com dados apresentados pelo Executivo Municipal, a falta de visão é a terceira causa mais comum de problemas de saúde na escola. A maioria das crianças brasileiras em idade escolar nunca passou por exames oftalmológicos, e menos de 10% dos alunos receberam esse diagnóstico antes de iniciar a vida estudantil.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que mais de 35 milhões de pessoas, cerca de 19% da população do Brasil, de todas as classes sociais, têm alguma deficiência visual.
Os requisitos para participar do programa “Além da Visão” incluem alunos entre seis e 15 anos de famílias em situação de risco ou baixa renda, matriculados na rede de ensino municipal ou estadual de Capivari de Baixo, e idosos com mais de 60 anos.
O programa oferecerá triagem, consulta oftalmológica, receituário, escolha padronizada de armações para óculos, ajustes conforme a necessidade do aluno ou idoso, e acompanhamento do tratamento. As consultas e exames serão realizados na rede municipal de saúde ou por profissionais contratados para o programa. A coordenação será feita pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e Desenvolvimento Social.
Após a aprovação, o projeto de Lei aguarda a sanção do Poder Executivo.
#ProgramaAlémDaVisão #SaúdeOcular #CapivariDeBaixo #Educação #InclusãoSocial