Um total de 70 alunos da rede municipal de ensino participaram na tarde de quarta-feira (28), da aula inaugural do programa Geração 2050.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo, e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, tambémfalaram na abertura do evento.
O primeiro encontro da 4ª turma do programa aconteceu na sede do Senai, onde são ministradas as aulas do curso que prepara jovens com idade a partir de 14 anos para atuar no setor de tecnologia, em expansão no país, e que tem alta demanda de profissionais, inclusive em Tubarão, em pequenas, médias, grandes empresas e multinacionais. “O projeto, além de ser um grande instrumento de preparação para o mercado de trabalho, é, também, gerador de futuros empreendedores”, avalia o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva.
No curso de Desenvolver de Software, os jovens aprendem lógica e linguagem de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e habilidades básicas para o trabalho de Tecnologia da Informação (TI).
Lançado em 2018, o programa, uma das vertentes do projeto Tubarão 180º, já capacitou mais de 200 alunos da rede municipal de ensino. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo, enfatiza que são bastante positivos os resultado que o Geração 2050 está entregando para o setor produtivo. “Já temos profissionais atuando no mercado vindos das primeiras turmas do programa. É um projeto interessante, que pretendemos que seja ampliado, que tenha continuação, para que nossa cidade se mantenha cada vez competitiva naquilo que tange o setor de tecnologia”, ressalta.
O projeto é uma iniciativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Fundação Municipal de Educação, com execução do Senai e apoio de empresas parceiras do segmento de TI da região.
A conclusão do curso está prevista para dezembro de 2022, quando acontece a formatura dos jovens que cumpriram as etapas da capacitação.