Salvaro é preso em Criciúma em nova fase da Operação Caronte

Justiça

Ação coordenada pelo GAECO e GEAC cumpre 10 mandados de prisão preventiva, investigando fraudes e corrupção.

Na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, foi deflagrada uma nova fase da Operação Caronte, resultando na prisão de Clésio Salvaro, em Criciúma. A operação é realizada em apoio à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriram 10 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), nas cidades de Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul e São José.

Essa fase da operação surge após a deflagração inicial da Caronte, em 5 de agosto, onde as investigações conduzidas pelo MPSC resultaram na coleta de provas e 38 depoimentos. Em 20 de agosto, os envolvidos foram denunciados por crimes como organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, além de crimes contra a ordem econômica, todos relacionados à concessão de serviços funerários em Criciúma.

O grupo de empresários e agentes públicos, denunciado nos Autos n° 5050695-87.2024.8.24.0000, já havia tido sete de seus integrantes presos na primeira fase da operação. Com as prisões efetuadas hoje, todos os 17 membros da organização criminosa estão agora detidos preventivamente. Após a realização de exame de corpo de delito, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde aguardam audiência de custódia.

Operação Caronte

O nome “Caronte” é uma referência ao barqueiro da mitologia grega que transportava as almas dos mortos. A operação investiga crimes graves ligados à concessão de serviços funerários.

GAECO e GEAC

O GAECO é uma força-tarefa que reúne diversas forças policiais e o Ministério Público de Santa Catarina para identificar e combater organizações criminosas. O GEAC, por sua vez, é composto por membros do MPSC que atuam em casos de corrupção de maior gravidade.

OperaçãoCaronte #GAECO #Justiça #CombateACorrupção #MPSC #Criciúma

Tagged