Serra Catarinense amanhece coberta de geada a menos de dois meses para o verão

Geral

A temperatura mais baixa registrada nesta manhã de sexta-feira (28), em Santa Catarina, foi em Bom Jardim da Serra, também na região serrana; o termômetro marcou congelantes 4,37 °C

Faltando cerca de 54 dias para o verão e antes mesmo da chegada da frente fria que deve atingir Santa Catarina nos próximos dias, São Joaquim, na Serra catarinense, amanheceu coberta por geada, nesta sexta-feira (28). O branco do gelo, modificou a paisagem e pintou plantações na cidade.

Conforme dados da Epagri/Ciram, a temperatura mínima registrada nesta madrugada no município foi de 6,43 °C, por volta das 6h. ​

No Estado, a temperatura mais baixa registrada nesta manhã foi em Bom Jardim da Serra, também na região serrana, marcando congelantes 4,37 °C às 6h.

Na próxima segunda-feira (31), uma massa de ar frio de origem polar vai fazer as temperaturas despencarem em todo o Estado. Conforme a Epagri/Ciram, há condição para ocorrer neve e chuva congelada entre as áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul.

Entre quarta (2) e sexta-feira (4), o tempo deve ficar estável, com temperaturas bem baixas no período noturno e amanhecer. Não se descarta a formação de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto, sobretudo no Planalto Sul.

Veja os cuidados necessários para enfrentar o frio intenso em SC

A Defesa Civil emitiu um alerta sobre o declínio acentuado nas temperaturas. Para que as pessoas possam se proteger do frio, a Defesa Civil do Estado orienta:

  • Atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores em situação de rua);
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
  • Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
  • Evite locais fechados e/ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS