Os alertas de deslizamentos acontecem em decorrência das persistências das chuvas em Santa Catarina nos últimos dias
As chuvas intensas e volumosas continuam em Santa Catarina nesta terça-feira (11) e conforme a Defesa Civil de SC deixam seis municípios do Estado em alerta e um em alerta máximo para deslizamentos.
Entre os municípios em alerta estão Novo Horizonte, Galvão, São Domingos, Passos Maia, Água Doce e Ponte Alta. Já em alerta máximo, o município de São José do Cerrito se destaca no mapa.
Defesa Civil registra risco para deslizamentos para as regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí – Foto: Divulgação/Defesa Civil de SC/ND
Os alertas de deslizamentos acontecem em decorrência das persistências das chuvas em Santa Catarina nos últimos dias, associadas ao fluxo de calor e umidade vindos das regiões amazônica.
Nas últimas 48h os acumulados médios somaram entre 70 a 150 mm nas áreas do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Além de porções do Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Com isso, essas áreas foram avisadas ou colocadas em atenção para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Ao longo desta terça, ainda podem acumular valores entre 50 e 10 mm – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
No decorrer desta terça-feira (11) a chuva persiste em todas as regiões de SC, ainda associada ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica.
Nas últimas 48h os acumulados somaram em média valores entre 70 a 150 mm nas áreas do Grande Oeste ao Sul do Estado. Ao longo desta terça, ainda podem acumular valores entre 50 e 10 mm, pontualmente ultrapassando esses valores, sobretudo nas áreas laranjas e vermelho no mapa.
O risco para ocorrências associadas a chuva intensa, persistente e volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, é moderado na área amarela, alto na área laranja e muito alto na área vermelha.
Como se proteger?
Em caso de alagamentos, inundações ou deslizamentos, a Defesa Civil recomenda aos cidadãos as seguintes medidas:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência;
- Fique atento a aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS