Primeiros avistamentos revelam a chegada dos majestosos mamíferos marinhos à região.
As primeiras baleias-francas da temporada começaram a ser avistadas na região de Laguna e Imbituba, em Santa Catarina. Imagens registradas dos mamíferos, que se aproximam da costa para o ciclo reprodutivo, foram divulgadas pelo Projeto ProFranca.
Segundo a bióloga e diretora do ProFranca, Karina Groch, a avistagem das baleias normalmente ocorre de julho a novembro. “As imagens feitas em Imbituba são de uma baleia adulta que já foi acompanhada por nossa equipe”, afirma.
O Projeto ProFranca informa que em 2022 foram encontradas 228 baleias em Santa Catarina, o número mais alto dos últimos cinco anos. Nos anos anteriores, houve um menor número de registros. Em 2021, por exemplo, foram encontradas 120 baleias no estado.
Em anos anteriores, os pesquisadores do ProFranca identificaram 42 animais em um ano, enquanto em outro encontraram 53 mamíferos da espécie. Em 2018, que registrou a maior quantidade desde a década de 1980, foram identificados 273 animais.
A chegada das baleias-francas à região de Laguna e Imbituba desperta grande interesse e encanto, atraindo turistas e amantes da natureza. A observação desses majestosos mamíferos marinhos é uma experiência única e emocionante, além de contribuir para a conscientização sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos.
#BaleiasFranca #AvistagemDeBaleias #ProjetoProFranca #SantaCatarina #ConservaçãoMarinha