Temporada de Pinguins Inicia em SC com Primeiros Visitantes

Geral

Com a chegada do inverno, o litoral de Santa Catarina marca o início da temporada dos pinguins no estado. Esses animais vêm da Patagônia, no Sul da Argentina, em busca de alimentos e águas mais amenas, conforme informou a Associação R3 Animal. Os primeiros pinguins já foram avistados, com registros no fim de semana em Florianópolis.

Durante o inverno, os pinguins deixam suas colônias reprodutivas e nadam até a costa Sul e Sudeste do Brasil. Em Santa Catarina, a espécie mais comum é o pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus).

A maioria das aves que chegam às praias catarinenses são juvenis, enfrentando sua primeira migração e chegam exaustos e desnutridos pela longa jornada, de acordo com a associação. Muitos se perdem do grupo. É comum também que fiquem debilitados devido a obstáculos no caminho, como interações com outros animais, redes de pesca, lixo marinho e outras interferências humanas.

O Projeto de Monitoramento de Praias é uma das organizações que cuidam dos pinguins que chegam machucados à costa catarinense. Segundo a instituição, o primeiro pinguim a receber atendimento médico apareceu cedo no litoral.

A ave encalhou em 30 de abril na Praia de Salinas, em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte catarinense, trecho monitorado pela Univille. O pinguim, um juvenil, foi avistado por um morador, que acionou os bombeiros. O animal foi recolhido e agora está sob os cuidados do Centro de Reabilitação da R3 Animal.

O que fazer se encontrar um pinguim na praia

A associação divulgou orientações sobre o que fazer se encontrar um pinguim na praia:

🐧 Se ele estiver nadando, mantenha distância, pois ele pode estar saudável e apenas de passagem;

☎️ Se o animal estiver morto ou debilitado na areia, entre em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias pelo telefone 0800-642-3341;

🌊 Não force o pinguim a voltar ao mar, pois se ele está em terra é porque está cansado ou debilitado;

🧊🚫 Não coloque o pinguim em contato com gelo, já que animais debilitados têm dificuldade de regular a temperatura corporal;

🐶🐱 Mantenha animais domésticos afastados, pois eles podem ferir os pinguins e também contrair ou transmitir doenças;

🚶‍ Evite se aproximar ou tocar no pinguim. Se for necessário levá-lo para um local seguro, acomode-o em um espaço seco e aquecido;

😷 Para qualquer contato, utilize luvas de látex e máscara facial. Depois, descarte as luvas e a máscara e evite tocar novamente no animal.

#TemporadaDePinguins #SantaCatarina #PinguimDeMagalhães #ProteçãoAnimal #ResgateDeAnimais

Tagged