O alerta da Defesa Civil tem início às 13h de quarta (5), e é válido até às 23h59 desta quinta-feira (6); ao longo do dia, o órgão deve emitir novas atualizações
A quarta-feira (5) inicia com sol e nuvens em Santa Catarina. Mas, é a partir do meio-dia que o céu deve fechar completamente, dando lugar a chuva e intensos temporais pelo Estado. A Defesa Civil emitiu um alerta para eventuais ocorrências envolvendo o clima.
A instabilidade climática é provocada por uma área de baixa pressão, vinda do Paraguai, que favorece os temporais isolados entre o Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina.
A partir do final da quarta e quinta-feira (6), o sistema de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que avança rapidamente sobre o Estado catarinense.
Áreas de divisa com o estado paranaense serão as mais afetadas – Foto: DCSC/Reprodução/ND
O fenômeno vem acompanhado de chuva intensa em curto intervalo de tempo, temporais com intensas rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, principalmente no Grande Oeste, Norte e áreas isoladas do Vale do Itajaí, onde o risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao clima.
Nestas áreas os acumulados de chuva devem variar de 40 a 70 milímetros.
No decorrer da quinta, os ventos devem variar de 50 a 80 km/h e, pontualmente, chegar aos 100 km/h. À tarde as máximas superam os 30°C entre o Extremo e Meio-Oeste e variam de 20°C a 25°C nas demais regiões.
Orientações
Diante dos temporais, a orientação é que as pessoas busquem lugares abrigados, longe de janelas e árvores, e desliguem os aparelhos eletrônicos.
É importante também evitar permanecer na água durante a tempestade, trafegar em pontilhões e pontes submersas e cuidar com crianças próximas a rios e ribeirões.
A Defesa Civil também reitera possíveis deslizamentos de terra por causa do intenso volume da água. Por isso, fica o alerta para postes e árvores inclinados, movimentos de terra próximo à residência e o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Tempo severo na quinta
A instabilidade, associada ao sistema de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, ganha força na madrugada de quinta-feira, com condições de tempo severo em Santa Catarina.
Chuva avança pelo Estado na quinta-feira (6) – Foto: DCSC/Reprodução/ND
O vento, ainda de nordeste a noroeste, se intensifica, passando a apresentar velocidade média entre 20 e 30 km/h e rajadas de 50 a 80 km/h do oeste ao Litoral Sul, com risco moderado para ocorrências.
As mínimas oscilam entre 10°C e 13°C nos planaltos e de 16°C a 19°C no restante do Estado. À tarde, as máximas variam de 15°C a 20°C dos planaltos ao litoral e entre 21°C e 26°C no Grande Oeste.
Ciclone na sexta
O sistema de baixa pressão se afasta para o mar, na altura do Litoral do Rio Grande do Sul, onde dá origem a um ciclone extratropical, mantendo a condição de chuva e trovoadas para o Estado, mas, agora, com fraca intensidade.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 9°C a 13°C na maior parte de Santa Catarina, ficando entre 15°C e 18°C no Litoral. À tarde, as máximas variam entre 15°C e 21°C na maior parte do Estado, podendo ultrapassar esse valor em áreas próximas ao Litoral.
Tendência para o fim de semana
Já no sábado (8), o ciclone extratropical se afasta para o alto mar e um sistema de alta pressão deixa o tempo estável e ensolarado no Estado. No domingo a chuva retorna, desta vez associada a uma frente fria, que provoca chuva e temporais em todas as regiões.