Um alerta emitido pela Defesa Civil informa que, entre a tarde e à noite desta quarta-feira (9), há possibilidade de temporais isolados com descargas elétricas e rajadas de vento
A chuva não dá trégua para Santa Catarina! O tempo para esta quarta-feira (9) indica a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral do Estado.
Segundo a Defesa Civil, a condição está associada com uma área de baixa pressão no oceano que mantém a circulação marítima, favorecendo a instabilidade no tempo.
Conforme o alerta emitido pela Defesa Civil, entre a tarde e à noite desta quarta-feira, instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral, com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo do mapa. Confira:
Instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
A Epagri/ciram informa que as temperaturas seguem em elevação ao longo do dia no Estado. As temperaturas no período da tarde podem superar os 28°C no Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. No Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste, as máximas variam entre 24°C e 26°C e nas demais regiões ficam entre 20°C e 24°C.
Condições do vento e do mar para quarta-feira
Os ventos sopram de direções variadas pelo Estado, com intensidade fraca.
Ondas de direção sudeste/leste em toda a costa catarinense, com altura entre 1,0 m e 1,5 m.
Condição do tempo para o resto da semana
Na quinta-feira (10), tudo indica que o tempo será com predomínio de sol e com poucas nuvens na maioria das regiões de Santa Catarina. Essa condição está associada a uma área de alta pressão atmosférica que mantém o tempo firme no Estado.
Em alguns momentos do dia, pode haver um aumento de nebulosidade no Litoral por conta da maior disponibilidade de umidade. Já no final do dia, a aproximação de instabilidades no Extremo Oeste também provocam aumento de nebulosidade na região, no entanto, não há risco para ocorrências meteorológicas.
O dia deve amanhecer com temperaturas amenas no estado, entre 7°C e 10°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste e entre 11°C e 15°C na maior parte do restante do estado. Por conta da maior presença do sol, a amplitude térmica é grande durante o dia, com máximas que chegam aos 31°C no Extremo Oeste e variam de 24°C a 30°C nas demais regiões.
Durante a sexta-feira (11), a presença de instabilidades atmosféricas aliadas com a disponibilidade de calor e umidade podem provocar pancadas de chuva e temporais isolados pelo Estado.
Na Grande Florianópolis e Litoral Sul, a circulação marítima pode provocar chuvas de forma fraca, rápida e isolada. A chuva será mal distribuída e em algumas regiões não chove, ficando apenas mais nublado.
As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 17°C no Extremo Oeste, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e regiões costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Sul e ficam entre 10°C e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas oscilam entre 26°C e 28°C em partes do Grande Oeste e litoral e não passam de 20°C nos planaltos.
Previsão para os próximos dias
No sábado (12), o dia amanhece com presença de sol e durante a tarde e a noite podem ocorrer pancadas de chuva isoladas.
No domingo (13), o aprofundamento de uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai e o fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica provocam chuva em todo o estado, também na forma de temporais.