Temporais isolados, descargas elétricas e rajadas de vento: confira novos alertas para SC

Geral

Um alerta emitido pela Defesa Civil informa que, entre a tarde e à noite desta quarta-feira (9), há possibilidade de temporais isolados com descargas elétricas e rajadas de vento

A chuva não dá trégua para Santa Catarina! O tempo para esta quarta-feira (9) indica a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral do Estado.

Segundo a Defesa Civil, a condição está associada com uma área de baixa pressão no oceano que mantém a circulação marítima, favorecendo a instabilidade no tempo.

Conforme o alerta emitido pela Defesa Civil, entre a tarde e à noite desta quarta-feira, instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral, com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O risco para ocorrências associadas a estas condições é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo do mapa. Confira:

Instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

A Epagri/ciram informa que as temperaturas seguem em elevação ao longo do dia no Estado. As temperaturas no período da tarde podem superar os 28°C no Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. No Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste, as máximas variam entre 24°C e 26°C e nas demais regiões ficam entre 20°C e 24°C.

Condições do vento e do mar para quarta-feira

Os ventos sopram de direções variadas pelo Estado, com intensidade fraca.

Ondas de direção sudeste/leste em toda a costa catarinense, com altura entre 1,0 m e 1,5 m.

Condição do tempo para o resto da semana

Na quinta-feira (10), tudo indica que o tempo será com predomínio de sol e com poucas nuvens na maioria das regiões de Santa Catarina. Essa condição está associada a uma área de alta pressão atmosférica que mantém o tempo firme no Estado.

Em alguns momentos do dia, pode haver um aumento de nebulosidade no Litoral por conta da maior disponibilidade de umidade. Já no final do dia, a aproximação de instabilidades no Extremo Oeste também provocam aumento de nebulosidade na região, no entanto, não há risco para ocorrências meteorológicas.

Em alguns momentos do dia, teremos um aumento de nebulosidade no Litoral por conta da maior disponibilidade de umidade — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

O dia deve amanhecer com temperaturas amenas no estado, entre 7°C e 10°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste e entre 11°C e 15°C na maior parte do restante do estado. Por conta da maior presença do sol, a amplitude térmica é grande durante o dia, com máximas que chegam aos 31°C no Extremo Oeste e variam de 24°C a 30°C nas demais regiões.

Durante a sexta-feira (11), a presença de instabilidades atmosféricas aliadas com a disponibilidade de calor e umidade podem provocar pancadas de chuva e temporais isolados pelo Estado.

Na Grande Florianópolis e Litoral Sul, a circulação marítima pode provocar chuvas de forma fraca, rápida e isolada. A chuva será mal distribuída e em algumas regiões não chove, ficando apenas mais nublado.

As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 17°C no Extremo Oeste, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e regiões costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Sul e ficam entre 10°C e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas oscilam entre 26°C e 28°C em partes do Grande Oeste e litoral e não passam de 20°C nos planaltos.

Previsão para os próximos dias

No sábado (12), o dia amanhece com presença de sol e durante a tarde e a noite podem ocorrer pancadas de chuva isoladas.

No domingo (13), o aprofundamento de uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai e o fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica provocam chuva em todo o estado, também na forma de temporais.