Tentativa de golpe pelo WhatsApp em Gravatal

Segurança

Como NÃO cair em golpe do WhatsApp e o que fazer se caiu

Estelionato/ modalidade tentado Município: Gravatal Horário: 09h07min. 05/01/2023

A Guarnição da Polícia Militar foi acionada via Central Regional de Emergências, para atendimento de uma ocorrência de Estelionato/Tentado, na Rua Jorge das Neves, no bairro Tiradentes, onde o solicitante informou que recebeu ameaças pelo WhatsApp , fone: (45) 91420859, onde um masculino relatou através de mensagens, que o solicitante havia se relacionado com uma feminina ex-esposa de um traficante faccionado, e por isso fariam algo contra ele, se não pagasse uma quantia exigida por esse masculino.

Enquanto a guarnição lavrava o boletim de ocorrências, o solicitante recebeu ainda outra ameaça pelo WhatsApp, fone: (51) 9576-8662. E bom as pessoas ficarem atentas, pois esse tipo de golpe esta sendo aplicado diariamente por pessoas, que na maioria das vezes acessam as redes sociais das vítimas e subtraem informações precisas, quanto a numero de telefone, nome das pessoas as quais as vitimas se relacionam, e ultilizam esses dados para intimidar, ameaçar, e com isso estorquirem valores.

Toda a conversa via WhatsApp foi anexada ao boletim de ocorrências, para posterior investigação.

Como NÃO cair em golpe do WhatsApp e o que fazer se caiu

1 – Ative a função “confirmação em duas etapas” no seu WhatsApp

Para isso, entre no seu WhatsApp, clique em “ajustes” ou “configurações”, em seguida, clique em “conta” e em “confirmação em duas etapas”.

Assim o seu WhatsApp estará mais protegido, pois quando alguém tentar acessar, vai precisar de um número (PIN) que só você tem, porque só você cadastrou ele, então vai evitar a clonagem.

2 – Não informe nenhum código para que lhe pedir

Mesmo que dizem ser de operadoras de celular, bancos, lojas, ou qualquer outro estabelecimento que seja, NÃO passe NENHUM código.

Se você passar, você estará disponibilizando o acesso a eles e eles te tirarão da posse do seu WhatsApp e farão o que quiserem com ele. Pedirão dinheiro, ameaçarão seus contatos, etc.

CUIDADO.

3 – Desconfie de páginas de Instagram, Facebook e afins

Os criminosos estão usando todos os meios possíveis para tentar fraudar. Portanto, páginas com nome suspeito, sem fotos, sem capa, sem localização, te convidando a concorrer a sorteios ou dizendo que você ganhou bolsas de estudos ou viagens, podem ser fraude!

Denuncie e bloqueie. Não informe nenhum dados a eles e avise seus colegas. De preferência, publique nos seus stories para informar a maior quantidade de pessoas possível a respeito do provável golpe, para elas também não caírem nele.

4 – Se algum suposto conhecido te pedir dinheiro pelo WhastApp, NÃO empreste!

As técnicas de chantagem desses criminosos após clonarem o WhatsApp de alguém, é dizerem que “excederam o limite diário de saque” e que “precisam pagar uma conta urgentemente”. Nisso, te pedem dinheiro emprestado para a suposta urgência, afirmando que no dia seguinte cedo, quando o banco abrir ou o horário do saque for autorizado, eles devolvem.

Pessoal, NÃO emprestem. Se fosse realmente a pessoa que se diz ser (seu conhecido), ela te LIGARIA pedindo ou falaria com você PESSOALMENTE.

Se você ficar em dúvida, entre em contato com a suposta pessoa que está pedindo dinheiro por outros meios, como ligação pelo telefone normal (sem ser pelo WhatsApp), pelo Instagram, Facebook ou converse pessoalmente.

Perceba também o modo como a pessoa digita, pois é muito provável que contenha muitos erros ortográficos dos criminosos, o que é mais um sinal de fraude.

5 – Se você já tiver sido clonado

Primeiramente, POSTE nas suas redes sociais como Instagram e Facebook que você foi clonado. Você saberá que isso aconteceu, porque você não terá mais acesso ao seu WhatsApp.

Avise as pessoas que você foi CLONADO e que NÃO devem transferir dinheiro, porque não é você a pessoa que está naquela conta mais.

O WhatsApp recomenda que rapidamente você desative o aplicativo do seu celular, baixe o WhatsApp de novo e tente entrar com o seu número, como se estivesse sendo feito pela primeira vez.

Será enviado no seu celular uma confirmação por SMS, com o código de ativação. NÃO informe a NINGUÉM esse número. Logo após você conectar em seu celular, quem estiver na sua conta, com seu número, será desconectado automaticamente.

6 – Se você já depositou ou transferiu o dinheiro para alguém

Se você tiver depositado ou transferido dinheiro para alguém que foi vítima do golpe, registre um Boletim de ocorrência e ligue imediatamente para o banco em que o dinheiro foi enviado, avisando que se trata de fraude. O banco analisará seu pedido e poderá realizar seu estorno.

_______________________________________

É isso, espero ter ajudado e CUIDADO, por favor, ainda mais com o PIX! Isso é muito sério e fazem cada vez com mais frequência.