Terça-feira começa com chuva congelada, alerta de frio intenso e rajadas de vento em SC

Geral

Conforme a Defesa Civil, o dia de será marcado por temperaturas baixas em todo o Estado, além de possibilidade de rajadas de vento, mar agitado e risco de ressaca

Com a atuação de uma massa de ar frio por Santa Catarina, o primeiro dia de novembro amanheceu com temperaturas congelantes na região da Serra. Em São Joaquim, moradores chegaram a registrar chuva congelada por volta das 6h50 da manhã desta terça-feira (1).

Conforme a Defesa Civil, a terça-feira (1º) será marcada por temperaturas baixas e sensação de frio ao longo do dia por todo o Estado. O órgão alerta para a possibilidade de precipitação invernal nas regiões altas de Santa Catarina. Ainda segundo o aviso, outro ponto de atenção, é para a possibilidade de congelamento de pistas em rodovias catarinenses.

Temperaturas congelantes

No amanhecer desta terça, em São Joaquim, os termômetros marcaram 2,2 °C, a temperatura mais baixa foi registrada em Bom Jardim da Serra, também na Serra catarinense, com 1,4 °C às 3h desta madrugada.

A Epagri/Ciram, informa que podem ocorrer chuvas fracas e isoladas no Oeste e extremo Oeste de Santa Catarina melhorando a condição ao longo do dia, no Litoral, muitas nuvens com chuva fraca, essa condição só melhora no final desta terça-feira.

As temperaturas para este primeiro dia de novembro, as mínimas oscilam entre 0°C e 5°C no Planalto Sul, ficam entre 6°C e 10°C no Grande Oeste e Planalto Norte e variam de 10°C a 14°C nas demais regiões. À tarde, as máximas não passam dos 10°C no Meio Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana.

Mar agitado e risco de ressaca

Conforme o alerta, as ondas podem varia entre 2,0 m e 3,0 m – Foto: Marco Santiago/Arquivo/NDConforme o alerta, as ondas podem varia entre 2,0 m e 3,0 m – Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND

Outro alerta emitido pela Defesa Civil é sobre a possibilidade de rajadas de vento, mar agitado e risco de ressaca pelo litoral catarinense. O vento sopra de sudeste/sul com intensidade moderada (entre 20 e 40 km/h) podendo ter rajadas que superam os 65 km/h.

As ondas variam entre 2,0 m e 3,0 m podendo atingir picos de 3,5 m próximo da costa e serem ainda maiores em alto mar.

Confira a condição para os próximos dias:

A madrugada de quarta-feira (2), indica que teremos um feriado com temperaturas ainda mais baixas que registradas nesta terça, as mínimas abaixo dos 0 °C nos Planaltos e Meio Oeste podendo chegar a -3 °C na região da Serra.

A madrugada de quarta-feira (2), indica que teremos um feriado com temperaturas ainda mais baixas que registradas nesta terça. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

O risco para ocorrências relacionadas ao declínio acentuado nas temperaturas é alto nas áreas em laranja. Já nas áreas em amarelo, o risco  é moderado.

Na quinta-feira (3), a massa de ar frio ainda segue atuando no Estado ao longo do dia. A condição é de tempo ensolarado e sensação de frio no Grande Oeste. Dos planaltos ao litoral, o sol predomina entre algumas nuvens. As temperaturas no amanhecer ainda podem exibir registros negativos nos pontos mais altos da serra, onde há chance de geadas.

As mínimas variam de 3 a 7 °C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 11 e 15 °C nas áreas costeiras. No período da tarde, as máximas se elevam em relação aos dias anteriores em todas as regiões, ficando entre 18 e 22 °C em praticamente toda a Santa Catarina.

Tempo começa a mudar no fim da semana

O tempo para a sexta-feira (4) e sábado (5), indica que a massa de ar frio vai perdendo intensidade. As temperaturas mínimas seguem abaixo dos 10°C do Extremo Oeste aos planaltos e Alto Vale do Itajaí, enquanto as máximas superam os 22°C em grande parte do Estado.

LUIZ FERNANDO DRESCH, FLORIANÓPOLIS – PORTAL ND MAIS